Cafeicultura é tema de dia de campo em Miraí, MG dia 28/05/09

A cultura do café vai ser tema de um Dia de Campo, em Miraí, na Zona da Mata mineira. O evento acontecerá no dia 28, quinta-feira, a partir das 13h30, na Fazenda da Limeira, na comunidade da Garapa. Por meio de palestras, produtores vão ser incentivados a melhorar a qualidade do café, usando técnicas de manejo e de produção, não esquecendo a preservação ambiental. O Dia de Campo está sendo promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Miraí e parceiros.


De acordo com o extensionista de Miraí, Reinaldo Campos Rios, este é o quarto Dia de Campo sobre cafeicultura e está inserido na programação do Concurso de Qualidade do Café, a ser promovido pela unidade regional da Emater-MG em Muriaé, no próximo mês. “As ações para a melhoria da qualidade antecedem ao concurso. O Dia de Campo é uma forma de trabalhar junto aos agricultores do município, a qualidade do café e a divulgação do Concurso”, explica Rios.


O extensionista fala que o evento é importante porque apresenta tecnologias para que o agricultor consiga aumento na produtividade, adquira conhecimento sobre questões ambientais, melhore o manejo da lavoura e a qualidade do grão, conseguindo aumento no preço final de venda. Além disso, o Dia de Campo fortalece o associativismo (compra e venda em conjunto), atualiza o produtor sobre o mercado, e “é uma metodologia de atendimento grupal”, conclui o extensionista.


Durante o evento, o produtor pode participar de palestras sobre o “Nutrição do cafeeiro”, “Adubação racional do cafeeiro” e “Aspectos ambientais de propriedades cafeeiras”. Para o encerramento, que acontece às 16h50, está marcado um lanche.


O público alvo do evento são agricultores, meeiros e arrendatários de Miraí, mas produtores de outros municípios também estão convidados. Segundo Rios, a expectativa é que 70 agricultores compareçam ao Dia de Campo. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente, de 13h30 às 14h, no local do evento. É necessário levar CPF para efetuar a inscrição.



Café em Miraí


A cafeicultura é a segunda principal atividade econômica do município, perdendo apenas para a Bovinocultura de Leite. De acordo com o extensionista Reinaldo Campos Rios, cerca de 200 propriedades têm seus trabalhos centrados no cultivo do grão. “A cultura do café em Miraí demanda grande ocupação de mão-de-obra nos tratos culturais, colheita e secagem e até no plantio de lavouras novas. Isto em um município grande, que possui 321,5 quilômetros quadrados”, informa o técnico da Emater-MG.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.