Cafeicultura da Colômbia luta para recuperar de danos climáticos e de severa praga, mas recuperação é improvável, informou OIC

9 de fevereiro de 2010 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

A atual safra 2009/10 da Colômbia continua lutando para se recuperar de danos climáticos e de uma severa praga, e qualquer melhora é improvável, informou na última segunda-feira a Organização Internacional de Café (OIC). “As perspectivas de um retorno da produção colombiana para o nível normal, após um fraco desempenho em 2008/09, são mais uma vez incertas e a produção de janeiro foi muito baixa”, afirmou a OIC em seu relatório mensal de mercado.

A organização disse ainda que sua estimativa preliminar da produção colombiana era de 9 milhões de sacas em 2009/10. A previsão inicial fica 4,7% acima das 8,6 milhões de sacas produzidas em 2009, mas é acentuadamente menor do que os números fornecidos pel a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (Fedecafe). No mês passado, a federação afirmou que a safra 2010 tem potencial para alcançar entre 11 milhões e 12 milhões de sacas.

A colheita de café da Colômbia em 2009 foi uma das menores do país andino em mais de 30 anos, depois de múltiplas complicações climáticas afetarem a safra e também levarem a uma das piores infestações pela peste broca na história. O país foi o segundo principal produtor mundial do grão por décadas, mas sua decrescente produção o arrastou para a quarta posição em 2008/09, ficando atrás do Brasil, Vietnã e Indonésia, segundo dados da OIC.

A organização informou também que a oferta global de grãos arábica lavados e suaves de alta qualidade ficará sob con tínua pressão, já que não há disponibilidade de outras safras para substituição. “As ofertas de arábica da Colômbia, da América Central e do Brasil estão enfrentando dificuldades climáticas e estruturais. A possibilidade de substituição por outras origens parece igualmente limitada”, afirmou a entidade.

Em 2008, a Colômbia produziu 11,487 milhões de sacas, contra 12,607 milhões em 2007. A OIC reduziu sua estimativa da produção global de café na atual temporada 2009/10 (outubro a setembro) para 123,6 milhões de sacas, ante 128 milhões de sacas em 2008/09. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.