Café segue sendo o destaque no mercado de comércio justo na Espanha

05/06/2009 – O comércio justo certificado, que conta com o selo Fairtrade, parece imune à crise econômica, sendo que suas vendas somaram no ano passado 5,48 milhões de euros, 40% a mais que no ano anterior e a tendência para este ano é que a tendência crescente iniciada em 2005 se verifique.

O café segue sendo a estrela desse tipo de comércio, com 2,9 milhões de euros em vendas, seguido do cacau, com um milhão de euros, sorvetes, com 926 mil euros, algodão, com 266 mil euros e açúcar, com 181 mil euros. O selo Fairtrade inclui produtos de alimentação diversos, como café, chá, açúcar, frutas, vinho, mel, arroz, soja, além de produtos não comestíveis, como algodão, flores e cosméticos.

O diretor do selo Fairtrade na Espanha, Pablo Cabrera, explicou que esse movimento “está em crescimento, apesar da crise e o consumidor segue apostando nesses produtos por estarem seguros que o que estão consumindo tem um aspecto socialmente responsável”, disse.

Cabrera explicou que a Espanha conta com mais de 100 lojas de comércio justo, ao passo que os produtos com o selo Fairtrade no país já estão presentes em mais de 2 mil locais, como lojas Eroski, cafeterias Starbucks e a rede de hotéis Ibis. Um dos países com maior movimentação financeira de produtos Fairtrade é o Reino Unido, com mais de 880 milhões de euros, seguida pelos Estados Unidos, França, Alemanha e Suíça.

No mundo, o que se refere a produtos, o maior crescimento se deu no que se refere ao chá, com aumento de 112%, seguido do algodão, com 94%, ao passo que os maiores volumes mobilizados são de bananas, 300 mil toneladas, café, 66 mil toneladas e algodão, com 27,5 mil toneladas.


 

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