Café: grande expectativa para leilão de contratos de opção em 15/07

Por: Globo Rural



(14/07/2009) Da Redação, com informações do Cepea









Grãos de café torrado

No início de junho, o mercado cafeeiro apresentou maior liquidez devido à valorização dos futuros de arábica. Em casos isolados, exportadoras chegaram a negociar em até R$ 280 a saca de 60 quilos de café de melhor qualidade, de acordo com relatório do Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – divulgado nesta terça-feira (14/07).


No entanto, no decorrer do mês, o cenário baixista limitou as comercializações. O desempenho ruim do mercado surpreendeu o setor, uma vez que agentes consultados pelo Cepea esperavam que as cotações se elevassem ou, no mínimo, se mantivessem estáveis devido à aproximação do primeiro leilão de contratos de opções do governo, programado para o dia 19 de junho. Até mesmo cafeicultores estiveram afastados do mercado, na expectativa de negociar seus lotes em patamares mais remuneradores. O leilão, no entanto, foi adiado para o dia 15 de julho – a mudança na data foi necessária para a troca da especificação do tipo de café a ser comercializado, que não condizia com a oferta do mercado.


Café robusta


A colheita de café robusta chegou praticamente ao final no Espírito Santo. Quanto à qualidade, apesar de ter ocorrido um atraso no período de chuvas, o clima esteve favorável em junho, com precipitações suficientes para garantir uma boa granação do robusta capixaba. De acordo com colaboradores do Cepea, comparando-se à produção anterior, a safra 2009/2010 apresentou melhor qualidade e grãos mais graúdos. Em Rondônia, segundo maior produtor nacional da variedade, cerca de 60% da produção daquele estado havia sido colhida.

Para acessar todo o documento do Cepea com a análise sobre café arábica,
clique aqui. Para a análise do café robusta, clique aqui.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.