28/08/2009 – O governo poderá estimular que os próprios produtores façam seus estoques dentro do programa de contratos de opção, e assim pode recomprar os contratos de opção de venda que negociou com os cafeicultores em julho.
A informação teria partido do diretor da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), Rogério Colombini, segundo noticiou a Revista Cafeicultura. Assim, embora o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, tenha dito que o governo formaria novos estoques, a idéia seria estimular que os próprios produtores façam seus os estoques.
“Esta é a estratégia do governo para ajudar os cafeicultores”, disse Colombini. “O Brasil deverá recomprar os contratos que vendeu no mês passado, que davam aos produtores a opção de vender para o governo, em data futura, até 3 milhões de sacas (de 60 quilos) a preços superiores aos do mercado”, disse Colombini.
Ao recomprar os contratos por um preço superior, o governo espera fortalecer a situação financeira dos produtores, permitindo-lhes estocar o produto por conta própria até a recuperação dos preços, segundo Colombini em entrevista concedida ontem em Brasília. (LC)