Café do Centro mira o mercado externo para se expandir

22/12/2006 06:12:32 –

22 de dezembro de 2006 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Valor Econômico

Davilyn Dourado/Valor

Segundo Rodrigo Branco Peres, sócio da café do Centro, empresa vai comercializar produto com marca própria nos EUAA café do Centro, divisão de negócios de café do grupo Branco Peres, está ampliando sua presença no mercado externo. A empresa negocia a venda de seus cafés especiais para uma rede de varejo na Flórida e deve inaugurar sua segunda cafeteria no Japão ainda no primeiro trimestre de 2007.

A expansão do café torrado e moído e grãos especiais do grupo no exterior começou no ano passado, quando o produto da companhia passou a ser comercializado na rede francesa Casino com a marca café do Centro. “Nos EUA, vamos iniciar a comercialização de nosso café especial com marca própria”, afirmou Rodrigo Branco Peres, diretor-sócio da empresa. A expectativa é de que essa parceria seja selada no início de 2007.

No Japão, a expansão da empresa está praticamente consolidada. A segunda cafeteira da rede será inaugurada em Yokohama, na região metropolitana de Tóquio, em um investimento de US$ 500 mil. Em maio deste ano, a empresa, em parceria com investidores japoneses, fez aporte de US$ 1 milhão em sua primeira loja de 120 metros quadrados em Tóquio, perto do Palácio Imperial. A segunda loja ocupará 100 metros quadrados.

Os planos do grupo no exterior são ambiciosos. Nos próximos dez anos – quando completará 100 anos, a café do Centro quer atingir a marca de 100 cafeterias espalhadas no mercado externo. Fundada em 1916, no centro velho de São Paulo, o que deu origem ao nome da companhia, a café do Centro pertence ao grupo Branco Peres desde 1995. Os próximos passos do grupo são abertura de lojas em outros países da Ásia em parceira com mesmos investidores japoneses.

Apesar da expansão do grupo no exterior, os negócios no mercado interno respondem por cerca de 90% do faturamento da empresa. Neste ano, a expectativa é de que a receita fique em R$ 21 milhões, 30% mais que em igual período do ano passado. O bom desempenho dos preços do café no mercado internacional ajudou a alavancar o faturamento da companhia. “A expectativa para este ano era de crescimento em torno de 15%”, disse Branco Peres.

As parcerias no mercado interno também estão aquecidas. Desde novembro, o café torrado e moído da empresa está presente nas redes de supermercado Angeloni, de Santa Catarina. “Nossa presença no varejo restringia-se a redes consideradas butiques de luxo, como as lojas Santa Marta e Santa Luzia [ambas em São Paulo]”, afirmou o empresário.

A torrefadora mantém em Adamantina (SP) sua única fábrica e terceiriza a produção de café solúvel em uma fábrica de Varginha.

Os negócios com café do grupo Branco Peres começaram em 1957, com a comercialização de grão verde. Além da tradição em café , o grupo é um dos principais produtores de laranja do país, com produção de 6 milhões de caixas. Entre 1979 e 1998 a empresa também atuou na área de processamento de suco de laranja, mas os negócios foram vendidos para o grupo Cutrale. Em 2003, o grupo adquiriu uma nova fábrica de suco, mas a unidade está desativada. Com atuação em açúcar e álcool, o grupo tem uma usina, com capacidade para moer 1 milhão de toneladas por safra e também faz investimentos em gado de corte.

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