CAFÉ DESCAFEINADO

Revista CARAS








O cafeeiro (Coffea arabica) é um arbusto perene, de pequeno porte, com folhas verde-escuras brilhantes. As flores se formam em cachos. Os frutos, de início verdes-oliva brilhantes, ao amadurecer ganham tonalidade vermelha forte. Habitualmente eles são colhidos maduros. Então, passam por secagem e são torrados para que adquiram o odor e o sabor característicos. O café é considerado uma bebida estimulante pela presença da cafeína, que age no sistema nervoso central e também no circulatório, dando a sensação de euforia e disposição. A substância também pode piorar doenças como a gastrite, a úlcera e a esofagite. O café descafeinado foi criado para que essas pessoas possam consumi-lo com menores riscos. Os grãos do café, dependendo da origem e da variedade, têm entre 0,8% e 2,5% de cafeína, enquanto os descafeinados passam a ter por volta de 0,1%. Obtém-se o café descafeinado extraindo a cafeína dos grãos maduros recém-colhidos. Até 1980 se empregava na descafeinação diclorometano, que dissolvia a cafeína, preservando o aroma e o sabor. Mas o processo deixava resíduos tóxicos. Passou-se, então, a empregar diclorometano, que também tinha a sua dose de toxicidade. Por isso, em 1990 se começou a utilizar no processo o fluido supercrítico de dióxido de carbono, ou CO2 supercrítico, solvente mais natural e nãotóxico, que dissolve 90% da cafeína dos grãos. Depois, os grãos descafeinados passam pelos mesmos processos dos comuns, até o café chegar ao consumidor nas versões torrado e moído, em sachê e solúvel. O café descafeinado entra no preparo dos mesmos pratos que costumam ser preparados com a bebida tradicional, como pudins, sorvetes, doces, fondues e bolos. Além, naturalmente, das incontáveis bebidas.



Saúde



É ruim para


Ser ingerido em excesso, porque as pesquisas indicam que pode levar ao aumento do colesterol; e servir como alimento, pois as substâncias nutritivas do café são quase nulas.


É bom para


Pessoas que evitam a cafeína pelo seu efeito irritante, como no caso de portadores de gastrite e de úlcera; e quem é portador de esofagite, que também deve evitar a cafeína.



Ficha técnica



100 ml de café descafeinado preparado contêm:


Magnésio – 5 mg
Fósforo – 1 mg
Potássio – 54 mg
Sódio – 2 mg
Zinco – 0,02 mg
Cobre – 0,007 mg
Manganês –
0,027 mg
Flúor – 52,4 mcg
Selênio – 1 mcg
Calorias – 0
Niacina – 0,222 mg
Ác. pant. –
0,001 mg
Cálcio – 8 mg
Ferro – 0,05 mg



Como se escolhe



Esse café pode ser adquirido em supermercados nas versões torrado e moído em granulações diferentes e embalado a vácuo, em sachês para máquina ou solúvel. O rótulo deve trazer o termo “descafeinado”. Prefira cafés com selos de qualidade de associações reconhecidas e evite os desconhecidos. A embalagem deve estar intacta. Para o preparo com coador, prefira os pós de moagem fina, que dão café mais encorpado, pois a superfície de contato é mais ampla, extraindo maior quantidade de substâncias aromáticas. Caso não tenha familiaridade com o produto, compre duas ou três marcas, deguste e escolha uma delas.



Como se prepara



Para conservar o café fresco após abrir a embalagem, mantenha-a fechada dentro de um recipiente que feche bem. Deixe na geladeira e nunca em contato com cheiros fortes ou produtos químicos. Consuma em até 30 dias. O pó de café descafeinado pode ser preparado da mesma forma que o convencional. No coador de papel, 80 g de pó para 1 litro de água. Ponha o pó no coador e escalde com água fervente. Ou use qualquer outro método, como cafeteira italiana ou coador de pano. A água precisa ser filtrada, pois aquela que sai da torneira tem muito cloro. O recipiente para ferver água deve ser de uso exclusivo. O bule ideal é de louça ou vidro.



Minha receita



Faça petit-gâteau de café. Coloque numa panela 1 litro de leite, 1 e 1/2 xíc. de açúcar, 1 col. (chá) de bicarbonato. Cozinhe em fogo baixo até obter um doce pastoso. Tire do fogo e incorpore 6 col. (sopa) de café solúvel, 13 col. (sopa) de manteiga e 8 col. (sopa) de pasta de glicose. Reserve. Cozinhe em banho-maria, em fogo bem baixo, mexendo, 6 ovos, 7 gemas e 11 col. (sopa) de açúcar. Não deixe ferver. Retire do fogo. Incorpore o creme de café e 12 col. (sopa) de farinha de trigo. Misture. Deixe gelar por 2 horas. Asse em assadeiras individuais untadas em forno preaquecido a 200 graus por cerca de 5 min. Sirva com calda de chocolate e sorvete.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Café Descafeinado

Decafinated Café

01 de junho de 2010

Café Descafeinado


A indústria de bebidas é uma grande empresa a ganhar dinheiro com muitos concorrentes mensagens publicitárias destinadas ao consumidor em uma base diária. Todas as bebidas, incluindo cafés, chás, refrigerantes e água engarrafada são comercializados em torno de um ingrediente principal um cafeína ou nenhuma cafeína.
 
No segmento de mercado não a cafeína, o consumidor vai perceber muitos termos usados para descrever as bebidas tais \”descafeinado\”, \”naturalmente descafeinado, e\” livre de cafeína.
 
Como regra geral, as bebidas só deve ser considerada \”livre de cafeína\”, se nunca houve nenhuma cafeína nos ingredientes para começar. Isto exclui todos os grãos de café e folhas de chá, porque ambos contêm cafeína na sua forma não processada.
 
Para os amantes de café e chá que não querem a cafeína em sua bebida, devem prestar atenção a ambas as variações naturais dos teores de cafeína de vários chás e café (alguns mais e outros têm menos), bem como o processo de descafeinação física utilizada para fabricar um café ou produto específico de chá. Até agora, não existe nenhum método de descafeinação que pode remover 100% da cafeína do café. A norma E.U. que é, aliás, um \”standard\” e não uma lei diz que a bebida pode ser rotulado de \”descafeinado\” se 97% do teor de cafeína foi removido. Europa geralmente segue um padrão mais elevado que se aproxima a 99%, mas ainda não é infalível. E além do controle do fabricante, os métodos de preparação e os tempos de maceração (tempo de um saco de chá fica sentado em sua xícara de água quente) afetam drasticamente o nível de cafeína que você acaba consumindo.
 
As porcentagens são sempre pensar sobre o verdadeiro conteúdo de cafeína de diferentes tipos de grãos de café, assados e chás podem ser úteis. Por exemplo, Arábica normalmente contêm cerca de metade da cafeína de grãos de Robusta. Assim, enquanto uma cerveja Robusta pode ter 100 mg de cafeína e seu equivalente descafeinado 3 mg, igual porção de cerveja arábica deverá conter cerca de 50 mg de cafeína e 1,5 mg na versão descafeinado. Os chás também têm, naturalmente, menor teor de cafeína que o café de toda a variedade. Depois de ler sobre os métodos industriais de extração de cafeína a partir de um grão de café, você pode querer considerar com cuidado os produtos de bebida que você escolher.
 
Informação enganosa

A pesquisa na web de \”descafeinação do café\” ou \”processos de descafeinação\” irá produzir muitos conflitos, confuso, desinformado / incorreta e, por vezes propositalmente enganosas resultados. Com tantos dólares consumidor em jogo, e as origens históricas do sórdido descafeinação química (mais tarde) produtores de bebidas fazem de tudo para tranquilizar os consumidores de que suas bebidas são seguras e saudáveis. Enquanto a água não é um kernal da verdade, na maioria dos rótulos, os produtos rotulados descafeinado \”naturalmente descafeinado\” e \”tratados\” são particularmente enganadores. Os dois métodos e quatro agentes de descafeinação ajudar a explicar porquê.
 
Diretos vs

Ao contrário do que você vai ler, existem dois métodos diretos e indiretos dos produtos químicos, água, carbono e liquefeitos, agentes de transformação do dióxido de carbono. Os termos \”direta\” e \”indirecta\” não dizer nada sobre o consumidor ou que tipos de solventes, produtos químicos ou reagentes são utilizados para o produto descafeinado. Direta e indireta se refere a se o produto químico, água ou soluções de dióxido de carbono entram em contacto directo com os grãos de café.
 
processamento de métodos indirectos de vapor do feijão, recolher e condensar o vapor e, em seguida, remover a cafeína da água condensada por uma ou solventes à base de carbono de filtragem, assim, o feijão em si não são embebidos em solução. Depois de cafeína é separado (por qualquer dos métodos acima) a partir do extrato de café, o líquido concentrado contendo sólidos de café e sabores são embebidos de volta para o café. É por isso que muitas pessoas afirmam que o café descafeinado tem menos sabor ou qualidade do café puro.
 
Processo Quimico versos \”Natural\”

Existem atualmente quatro tipos de processos de descafeinação:

1) Com base solvente;
2) filtrada carvão ou carbono;
3) \”dióxido de carbono supercrítico\”;
4) triglicérides, um processo desenvolvido nos últimos cinco anos.
 
Todos esses processos são realizados em grãos de café verde antes de serem torrados.

 
Um ponto de esclarecimento: você vai ler muito sobre o \”water-based\” processos, mas cada único método de descafeinação citados acima utiliza água no processo. Deve-se, portanto, não atribuir qualquer peso para a água termo \”processada\” com uma única excepção, que é a Suíça processa água que é de fato específico, patenteou o método do filtro de carbono ativado.
 
Solvente decaffeination base é a forma mais antiga e mais controverso para remover a cafeína do café ou chá. Seu inventor benzeno usado pela primeira vez como agente de separação. Como o benzeno, começou a ser reconhecido como um perigo para a saúde, foi substituído pelo TCE, outro solvente industrial controverso.
 
Até a década de 1970 e 1980, o TCE foi substituído por cloreto de metileno química que tem muitas vantagens, mas ainda é suspeita de ter algum risco cancerígenos. Hoje a maioria dos processadores usam apenas acetato de etila como solvente descafeinação.
 
É importante notar que alguns produtores afirmam acetato de etila como \”natural\” ou \”naturalmente descafeinado\” porque o composto químico que ocorre naturalmente em muitas frutas e legumes. Mas a quantidade de produtos químicos necessários para descafeinação industrial significa que quase 100% do tempo, sintética acetato de etila é usado. Até o momento, não há riscos para a saúde conhecidos relacionados com a utilização de acetato de etila nos métodos de descafeinação direta ou indireta.
 
processos de carbono do carvão vegetal e filtragem foram desenvolvidas como um desafio direto aos métodos à base de solventes. Usando apenas água, elementos café são extraídas do feijão, filtrada através de carbono ou carvão vegetal para remover a cafeína, e então o extrato passa de volta para o feijão.
 
A tecnologia patenteada da Suíça água de tratamento é touting como um método superior para preservar o sabor, porque joga fora o primeiro lote de feijão e usa o café descafeinado extrato de lavar e filtrar o próximo lote de feijão, e assim por diante.
 
Basicamente, a diferença é que eles não estão usando a água pura para filtrar os feijões, eles estão usando \”sabor carregada\” de água que já está saturado com ingredientes de sabor tão somente move cafeína a partir do feijão para a água. Assim, não há re-re-imersão ou infusão de sabor removido de volta para o grão de café, porque o sabor não foi removido.
 
líquido de dióxido de carbono supercrítico tem tanto gás como líquido e como as propriedades físicas. Você também ouviu muitos de gás superaquecido ou liquefeito. fluido supercrítico enche o recipiente como um gás, mas pode dissolver substâncias como um líquido que fazendo um excelente agente para a separação de um elemento, como a cafeína a partir de um grão de café. O dióxido de carbono a alta pressão é forçado através do feijão e penetra profundamente, dissolvendo-se até 99% da cafeína. O resíduo de dióxido de carbono evapora a partir dos grãos de café, que retorne à temperatura ambiente.
 
Qualquer finalmente, o mais novo método de descafeinação utiliza triglicerídeos de borra de café passou a extrair a cafeína do café em grão cru. Os grãos são embebidos em uma solução de água quente para tirar a cafeína para a superfície dos grãos. Em seguida, eles são transferidos para outro recipiente e imerso em óleo de café que foram obtidos a partir de borra de café usado. Os óleos de café contém triglicerídeos que, quando aquecido durante várias horas a uma temperatura elevada, separação da cafeína, mas supostamente não o sabor do feijão. Os grãos são separados a partir do próximo óleos e secas.



A cafeína é removida do óleo, que são reutilizadas para decaffeinate outro lote de grãos.
Todos estes processos de descafeinação adulterar o grão de café natural, de alguma forma, porque eles estão extraindo elementos da essência do feijão ou folhas de chá. Embora alguns métodos pretensão de ser melhor ou mais seguro do que outros, os processos são semelhantes, e pode ser difícil para o consumidor a discernir qual é o método atual está sendo usada. bebedores Decaf deve ler cuidadosamente os pacotes do produto e, possivelmente, em contato com o fabricante para perguntar sobre qual o método que eles usam.
 
Outra alternativa é, novamente, apenas escolher uma bebida com baixo teor de cafeína para começar. Modifique a sua ingestão e infusão de preservar o sabor enquanto reduzem sua exposição a cafeína. Um desenvolvimento promissor para o futuro é a descoberta da enzima que produz a cafeína na planta do café propriamente dito. Os cientistas descobriram que as variedades de café na Etiópia, contendo uma pequena fração da cafeína do café tradicional. Além disso eles estão trabalhando no desenvolvimento da enzima em uma forma comercial a crescer de bioengenharia, café sem cafeína. Nesse meio tempo, desfrutar do seu café!
 
Lisa Parker é um escritor freelance que escreve sobre comida e bebidas, muitas vezes, focando determinadas marcas, tais como Senseo.


Arquivo original: http://www.arccoffee.com.au/News/Decafinated+Coffee

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.