Então… decidida a esclarecer esse mistério foi que eu joguei no carrinho o Santa Clara Descafeinado. Na embalagem dizia “Blend composto de grãos selecionados com 0,1% de cafeína, adquiridos das melhores regiões produtoras do Brasil e fabricado dentro do mais alto controle de qualidade para cafés submetidos ao processo de descafeinação. Atende as exigências do mais fino paladar, pois conserva o típico sabor do café. NÃO CONTÉM GLÚTEN.”
Minhas impressões: Não há maiores alterações nas propriedades organolépticas (ah! minhas doces aulas de ciências) do café. Mesmo cheiro, mesma cor, mesma textura, mas o sabor me parece mais leve, mas não menos gostoso.
Para desvendar esse mistério eu precisava saber algumas coisinhas do tipo: o que é exatamente a cafeína? o que é exatamente o glúten? como se descafeína o café? isso é melhor pra saúde?
Fiz uma pesquisa para responder a estas perguntinhas.
1- O QUE É EXATAMENTE A CAFEÍNA? Cafeína é uma substância naturalmente contida em várias plantas diferentes, inclusive naquelas que produzem café, chá e chocolate. No café, ela é apenas uma das mais de 1500 substâncias que os tecnologistas em alimentos puderam isolar e que se combinam para dar ao café seu distinto caráter. A Cafeína também age como um estimulante moderado, aumentanto o alerta mental e acelerando o processo do raciocínio. É por isso que algumas pessoas preferem beber café descafeinado, principalmente à noite, quando desejam relaxar e dormir do que estarem alertas. A cafeína não tem cor nem sabor, nem odor ou aroma, mas se sua remoção não for feita com muito cuidado a extração pode afetar o delicioso sabor e aroma que a gente espera em um café verdadeiro. Fonte: http://www.cafepilao.com.br/br/Retail/CafesNoMundo/TireSuasDuvidas/
2- E O GLÚTEN, que todo mundo agora se gaba por não utilizar? O Glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos. O glúten é obtido da farinha de trigo e alguns outros cereais, lavando o amido (fécula). Em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que ocorra um aumento no volume da massa. Depois da cocção, a coagulação do glúten é responsável pela não desinflação do bolo ou pão. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gluten
Bom, ou alguns crápulas que produzem café, utilizam o glúten para dar golpe na quantidade, ou o glúten é uma das 1500 substâncias que compõem o café, mas por algum motivo compromete sua qualidade/ saúde, por isso tem sido retirado pelos melhores produtores. Anyway… vamos seguir adiante. Merece pesquisa específica, colocar na agenda.
3- COMO SE DESCAFEÍNA O CAFÉ? Para produzir café sem cafeína o suplemento estimulante precisa ser extraído dos grãos. Já que o café revela a maior parte do seu sabor durante a torração, a cafeína é extraída dos grãos verdes do café. Existem vários métodos para conseguir isso, dos quais os métodos mais utilizados são o da água-carbono (H2O/C) e o do diclorometano, (comumente conhecido como DCM). Métodos modernos de descafeinação não causam nenhum efeito no sabor e no aroma do café. Então, um bom café descafeinado tem quase o mesmo sabor de um café contendo cafeína.Fonte: http://www.cafepilao.com.br/br/Retail/CafesNoMundo/TireSuasDuvidas/
4- DESCAFEINADO É MELHOR PARA A SAÚDE? Há controvérsias. Alguns dizem que dormem melhor, mas muitas pesquisas apontam que o seu uso excessivo aumenta o colesterol (leia mais aqui). Vai saber…
Minha conclusão: Levando-se em conta que o descafeinado é quase o dobro do preço, não há diferença expressiva na sua qualidade e ninguém me prova se é melhor pra saúde, eu fico com o tradicional mesmo.
Mas foi lindo…
Beber café descafeinado em demasia pode ser perigoso para a saúde do coração (23.NOV.05)
O Dr. Robert Superko (Fuqua Heart Center, Atlanta, USA) liderou um estudo sobre o relacionamento do café descafeinado com a saúde do coração. 187 pessoas foram divididas em 3 grupos (G1: 3-6 chávenas de café/dia; G2: 3-6 chávenas de descafeinado/dia; G3: 0 chávenas de café/dia). Os resultados foram apresentados no recente meeting da AHA (NOV, 13-16) e mostravam que o grupo que bebia descafeinado (G2) tinha sofrido um aumento de 18% nos níveis de ácidos gordos do sangue (que levam à produção de LDL) e um aumento de 8% nos níveis de apolipoproteína (relacionada com o LDL-o mau colesterol). Nos outros 2 grupos não foram notadas alterações de relevo. Note-se, porém, que o consumo de 1-2 chávenas de descafeinado/dia parece ser um consumo insuficiente para causar problemas. Segundo o Dr. Superko, uma razão para a diferença encontrada entre o café com e sem cafeína pode ter origem no facto de ser largamente usada a variedade Robusta para obter os descafeinados e a descafeinização poder eliminar flavonoides e outros ingredientes desta variedade de café. Pelo seu lado, os cafés com cafeína, são em grande parte provenientes da variedade Arabica, muito menos rica em cafeína que a Robusta.
FONTE 3rd Annual Meeting of the American Heart Association, Dallas, 13-16 NOV 20005. Poster 3852/P4
Katita, pra ajudar na sua perfeita explanação sobre cafeinármos ou não cafeinármos, segue aqui o motivo pra que tantos produtos apresentem, com orgulho, NÃO CONTÉM GLUTEN em suas fórmulas: “A doença celíaca é caracterizada por uma intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeios e seus derivados. Ela induz a produção de anticorpos ao glúten, que agem no intestino delgado, atrofiando-o. O resultado é a dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água”. Tenho uma amiga celíaca, e sei o que a pobre passa com suas restrições alimentares… Beijos elucidadtivos pra vcs.
Katita, que bom q existe o rainhas e, obviamente, você, comadre! Porque eu nunca me daria a este trabalhão todo…o negócio é o seguinte, eu aaaamo café, até trouxe meu marido para o “lado negro da força” tb, eheheheheh (desculpe aí o trocadilho)…olha q ele não tomava de jeito nenhum…agora não pode ver um capuccino!!!…então, se é pra tomar café, vamu fazer direito, né não??? ;))))) bjs!!!!e bom final de semana!!!!!
Kati, Como sempre nota mil, parabéns pelo post. Super contribuição, but também fico com o meu pretinho básico mesmo. Um super fim de semana para todas as Rainhas 😉
Também vou de tradiocional. Eu sou viciado em café[ina]. Sem a substância, eu tenho enxaquecas e o escambáu! Então, porque diabos eu tomaria café descafeinado? Na próxima compra, vou tentar o Melitta extra-forte à vácuo. falram muito bem dele. beijins
Katita, ótima explanação, ams discordo numa coisa: eu acho o cheiro do descafeinado meio ruim, sempre fico enjoada qdo sinto. Acho estranho, msm. Beijos!!!
VC falou do cafe santa clara,ja tomei esta marca de cafe na Inglaterra,muito bom aqui em Paris tomo o (carte noir)forte encorpado,nao fumo mas gosto de cafe forte.bisou(bjs)
e eu devo estar muito da louca, pois de primeira olhada li que “o glúten é uma proteína Orgástica” em vez de Ergástica! auhuhahuahuuhahua beijos e amei a explicação
Evite ao máximo alimentos à base de cafeína Muitos cremes contra celulite apresentam cafeína na fórmula, porque funciona como termogênico (queimador de gordura), mas, quando administrada na forma oral, contribui muito para a indesejável retenção de líquidos. “Se você tem tendência à retenção de líquidos, restrinja as porções de café e chá preto, além de refrigerantes que contenham a substância.” Vai fundo nessa pesquisa… nós mulheres vamos adorar. Abraço, Dady
Paula wrote:
Um esclarecimento sobre ter na embalagem a frase “Não contém Gluten” é obrigatório por causa da doença celíaca, explicada pela Rê.
Rê wrote: