Café de fezes vendido em SP é o mais caro do mundo

16 de setembro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Produto é fabricado à base de grãos recolhidos das fezes de um animal da Indonésia.
‘É doce e lembra muito um chocolate amargo’, diz provador.



André Luís Nery Do G1, em São Paulo entre em contato


 



Na esteira da expansão no mercado de cafés especiais e gourmet no Brasil, uma cafeteria de São Paulo chegou a vender em julho e agosto o café mais caro e raro do mundo.


O Kopi Luwak é fabricado à base de grãos recolhidos das fezes de um animal da Indonésia, o luwak. São produzidos somente 230 quilos por ano. O quilo custa cerca de R$ 1.500.


 





 


Para testar o mercado, o Café e Bistrot Santo Grão importou um quilo do produto, que rendeu cem cafezinhos expressos, vendidos nas seis unidades da rede em São Paulo a R$ 20 cada um.


“A gente fez essa compra apenas para conhecer esse café, para ver o que ele era. Foi apenas uma experiência”, disse Vanessa Mills, responsável pelo marketing da Santo Grão. “Por enquanto”, segundo ela, a cafeteria não pretende comprar novamente o produto.


Para o diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e presidente da Associação de Produtores de Cafés da Bahia, Sílvio Leite, que participa como classificador e provador de café em concursos internacionais, o Kopi Luwak “é um café que tem características próprias”.


 Divulgação

“É raro e tem algo diferente. Com o processamento que ocorre dentro do animal, e depois que você prepara, ele fica com um aroma intenso, que lembra aroma de café, caracteristicamente de café. É doce e lembra muito um chocolate amargo, um chocolate prazeroso”, afirmou.



Segundo Leite, o luwak come os grãos de cafés, que passam por um processo natural de fermentação no aparelho digestivo do animal. Isso, segundo ele, proporciona ao produto o sabor achocolatado. “Mas a primeira coisa que se destaca no produto é que ele raro”, diz.


Segundo a revista “Galileu”, não existem registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que a origem data de cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia. 


Fonte: G1 – http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL103538-5599,00.html

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.