Café: Consumo da bebida no Brasil dobra em dez anos

Da Reportagem

18 de maio de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: A Tribuna

O diretor-executivo da Organização Internacional de Café (OIC), Néstor Osório, afirmou ontem durante apresentação no seminário que o Brasil é o único país onde o consumo interno da bebida cresce de forma consistente, dobrando em dez anos. Em termos mundiais, esse patamar de expansão levou 40 anos para ser atingido.

De acordo com ele, o aumento do consumo interno é importante para as regiões produtoras porque deixa os países menos dependentes do mercado externo. Tanto que a OIC baseou seu plano de aumento da demanda mundial no avanço do consumo interno no Brasil.

Conforme números da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 1990 os brasileiros consumiam 8,2 milhões de sacas, sendo que em 2005 o número saltou para 15,5 milhões.


Alimentos baratos

Segundo o professor do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Geraldo Barros, da Esalq/USP, os agricultores contribuíram e muito para a melhora da renda da população — entre 1994 e 2006, o preço real dos alimentos caíram 35%. Queda essa relacionada ao aumento de produção obtido por meio de investimentos em tecnologia.

Na análise de Barros, a tecnologia garantiu ao produtor aumentar o volume da produção, permitindo que a população pague menos pelos alimentos. O PIB do agronegócio cresceu entre 2001 e 2004, com pico de 9%, compensando o desempenho ruim dos outros setores. Já em 2006, o campo recuou 4%, comprovando a gravidade que os agricultores têm enfrentado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.