Café: BSCA seleciona grãos especiais para concurso de qualidade

São Paulo, 11 –

11 de outubro de 2005 | Sem comentários Cafés Especiais Produção
Por: Equipe AE

Já estão definidos os lotes de cafés especiais pré-selecionados para o 7º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês). Com nota de corte de 82,3 pontos, 139 lotes de cafés especiais, dos 553 lotes inscritos no foram aprovados e passarão, de 7 a 11 de novembro, pelo crivo do Júri Nacional. Realizada em duas etapas – de 26 a 30 de setembro e de 3 a 7 de outubro – em Areado, no sul de Minas, a fase de pré-seleção foi presidida por Sílvio Leite, classificador e conselheiro da BSCA.

Dos 139 lotes aprovados, 90 (65%) são de Minas Gerais; 23 (16,5%) são do Espírito Santo; 17 (12%), da Bahia, e 9 (6,5%) de São Paulo. A relação completa dos lotes pré-selecionados está no site www.bsca.com.br.

Para Sílvio Leite, esta sétima edição do concurso confirmou quanto os produtores estão investindo na obtenção de cafés de alta qualidade e, principalmente, na cuidadosa seleção e preparo homogêneo dos lotes. “Quanto maior o nível técnico, maior o grau de rigor na seleção”, diz ele, explicando a elevação da nota de corte de 80 para 82,3 pontos (numa escala de zero a 100). “Se tivéssemos mantido a nota no padrão de 80 pontos, teríamos aprovado 226 lotes. Entretanto, o objetivo desta pré-seleção em duas etapas era exatamente tornar mais rigorosos os critérios de escolha”.

O menor número de lotes inscritos este ano (em 2004 foram 695 amostras) deve-se, sobretudo, segundo Silvio Leite, à exigência dos cafés descascados, despolpados ou desmucilados terem de ser mantidos em pergaminho até o final (por desclassificação ou para embarque). “Sabemos que isso dá muito trabalho para o produtor e também para o concurso. Porém, o pergaminho preserva muito mais a qualidade e todas as características do café”, diz Leite, lembrando que essa regra é também uma exigência dos compradores.

Os lotes pré-selecionados deverão ser depositados, até 28 de outubro, nos armazéns credenciados pela BSCA. Em novembro ocorrem as duas etapas finais, ambas presididas por Sílvio Leite: a fase do Júri Nacional (de 7 a 12), em Areado, e a do Júri Internacional ( de 15 a 17), no centro de convenções do Palace Hotel, em Poços de Caldas, também no Sul de Minas. A cerimônia de divulgação dos vencedores será na sexta-feira, dia 18, no Palace Hotel.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.