BR terá marca própria em suas lojas de posto

17 de agosto de 2010 | Sem comentários Cafeteria Consumo


16/08/2010



Meta da empresa é seguir o aumento do consumo da classe emergente e entrar na venda de alimentos com marca própria em seus postos.



Nem só de venda de combustível e prestação de serviços automotivos nos postos viverá a BR Distribuidora (cujo nome oficial é Postos Petrobras), braço da exploradora de petróleo Petrobras. Agora a meta da empresa é seguir o aumento do consumo da classe emergente e entrar na venda de alimentos com marca própria em seus postos e lojas de conveniência, com bandeira BR Mania


Em entrevista exclusiva ao DCI, o gerente de Marketing da rede de postos da Petrobras Distribuidora, Renato Marques de Oliveira, comenta que no início deste ano a rede de lojas BR Mania teve um incremento de 33% em seu faturamento e , por conta disso, a rede, que conta hoje com 7.221 postos, dos quais 700 têm loja de conveniência, resolveu associar sua marca a produtos de grande consumo nas áreas de conveniência da BR Mania.


Além disso, neste ano a empresa deve lançar uma linha própria de salgados, que serão comercializados na rede. O segmento contará com produtos como pão de queijo, coxinha, quibe e folhados. A empresa também terá, com a marca BR Mania café, itens como brownie (bolo de chocolate), muffin (bolinho individual) e cookies (biscoitos), entre outros.


Até 2014, ano em que o Brasil irá sediar a Copa do Mundo de Futebol, a distribuidora pretende ter implantado 1.500 BR Mania nos seus postos de gasolina. \”O combustível hoje é considerado uma commodity, não podemos ficar restritos à sua comercialização. Estabelecemos nosso foco também nas lojas de conveniência\”, contou o gerente da rede.


De 2009 até março de 2011, a bandeira irá investir R$ 110 milhões em diferentes ações de marketing e publicidade. \”Em termos comparativos, no período compreendido entre 2008 e 2009, a rede de postos da Petrobras Distribuidora cresceu 13,84% [878 postos], alcançando um total de 7.221 postos\”, conta o porta-voz. Este investimento se refere à 2ª edição do Plano Integrado de Marketing (PIM), uma ferramenta de administração que envolve várias ações de comunicação.


O plano integrado envolve cerca de 70 mil pessoas: profissionais da BR, revendedores, franqueados e empregados de posto.


\”Esse diferencial tem trazido excelentes resultados na aplicação de recursos destinados a ações de marketing que dão mais visibilidade à imagem da empresa, atraindo e fidelizando consumidores\”, disse Oliveira.


Segundo a empresa, os postos que participaram da 1ª edição do PIM 2009 tiveram aumento médio de 5%, valor acima do de mercado. Para o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), as redes associadas cresceram 3,4%.


Mercado – O segmento de postos de combustível no mercado brasileiro soma hoje mais de 37 mil postos de serviços e gerou, em 2009, mais de 340 mil empregos diretos e indiretos. A arrecadação de impostos foi da ordem de R$ 57 bilhões, e faturamento de R$ 192 bilhões.


Na área de lojas de conveniência, foram contabilizadas 5.500 unidades. Isso significa R$ 2,8 bilhões em faturamento.


Segundo o Sindicom, em 2009 os postos BR tinham a liderança do mercado (46,4%), seguidos dos postos Ipiranga (18,6%), Shell (15,6%). As bandeiras Esso, Texaco, Ale e Sarba dividem o restante.

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