Boas práticas agrícolas contribuem para definir características de identidade e qualidade dos grãos do café

Publicações do Consórcio Pesquisa Café orientam cafeicultores sobre como evitar perdas na qualidade e obter café com valor agregado

Diferentemente de outras culturas agrícolas, a produção de café tem uma peculiaridade muito específica que é a elevada influência da etapa da pós-colheita na qualidade do produto. Assim, cuidados de manejo na pós-colheita devem ser associados à adoção de boas práticas em todo ciclo da cultura do café. Nesse contexto, a tipificação da identidade e de qualidade que definem a classificação do café beneficiado, grão cru, identifica defeitos, cuja quantificação é indicadora de qualidade do produto, os quais podem ser considerados intrínsecos ou extrínsecos.

Os defeitos intrínsecos são os grãos pretos, verdes, ardidos, chochos, mal granados, quebrados e brocados, de causa genética, fisiológica, ou decorrente de falhas nos processos agrícolas (nutrição, pragas, doenças, secas, geadas, colheita e preparo), ou ainda que podem ocorrer após a retirada dos frutos da lavoura durante o processo de descascamento, secagem, armazenamento e beneficiamento. E os defeitos extrínsecos se referem à presença de objetos fora do padrão do café beneficiado (coco, marinheiro, casca, paus e pedras).

Assim, a busca da qualidade do café deve envolver boas práticas agrícolas para reduzir tais defeitos durante toda a fase do cultivo. Nesse sentido, as principais causas desses defeitos e medidas de prevenção são apresentadas nas publicações  Defeitos do café e MANUAL DO CAFÉ – Colheita e Preparo, da Série Tecnológica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, as quais também estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Conheça também o Portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 e também acesse todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.