Bertone continua desgradando aos Cafeicultores

26 de maio de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

AGRADAR A TODOS É IMPOSSÍVEL, NEM CRISTO O FEZ. ENTRETANTO, DESAGRADAR A GRANDE MAIORIA É MUITO FACIL, BASTA AGIR COMO O SR. BERTONE – (carta em resposta à entrevista do Sr. Bertone à Agencia Estado e reproduzida pelo Blogdocafe desta segunda-feira) –


Caro Sr. Manoel Bertone, há alguns dias Vossa Senhoria em reunião com os exportadores em Santos deixou muito bem claro que o governo não tinha uma política para refazer estoques de café, e muito menos interesse em interferir no fluxo de café a ser comercializado. “Pois, se quisesse, já teria feito há muito tempo”…

Suas declarações nos deixaram perplexos, pois há poucos dias tanto o Ministro da Agricultura como o Ministro da Fazenda haviam declarado a importância dos leilões de opção, tanto para alavancar os preços do café, como refazer os estoques oficiais do governo, que nunca estiveram tão baixos. Além disso, o sr. declarou que o governo leiloaria todo seu estoque restante (500.000 sacas) e que esta atitude não afetaria negativamente os preços do café.


E hoje em uma entrevista dada a Agência Estado, nosso Secretário de Produção e Agroenergia, o sr. Bertone, modifica tudo o que disse anteriormente aos exportadores em Santos. Segundo sua nova entrevista, o governo estuda comprar café com o intuito de sustentar os preços do produto. “O governo vai se mostrar mais ativo na defesa da cafeicultura. Com essa ação o governo poderá refazer os estoques estratégicos”…. Além disso, segundo Bertone, o governo fará os leilões de opção.

Dessa forma, gostaria de deixar muito claro ao senhor Tomas Okuda, jornalista da Agência Estado que entrevistou o sr. Bertone, que não são somente os cafeicultores do sul de Minas que estão insatisfeitos com o governo e sua política para com o setor cafeeiro. São todos os legítimos cafeicultores deste Brasil, sejam eles de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais (sul, cerrado, zona da mata) que não agüentam mais a falta de coerência nas palavras e atitudes daqueles que se dizem nos representar e nos defender junto ao governo.

Essas criticas não cabem ao nosso Ministro da Agricultura, que realmente tem agido de maneira impecável dentro de suas possibilidades…, Nossa indignação, portanto, e pedido de mudanças se refere às pessoas que não possuem firmeza de caráter e agem de acordo com as necessidades do momento, mesmo que para isso tenham que se expor ao mais vergonhoso dos defeitos que um ser Humano possa ter, ou seja: ser um Homem de duas palavras!!!!!

Sr. Bertone, apesar de tudo, fico muito feliz com os acontecimentos dos últimos dias…, como, por exemplo, as palavras do Dep. Silas Brasileiro proferidas em discruso no Congresso Nacional alertando o Governo sobre a triste situação da cafeicultura. E hoje, também as declarações de vossa senhoria (contrariando tudo aquilo que disse aos exportadores em Santos), nos mostra que nem tudo está perdido e que todo homem tem o direito de rever suas idéias e mudar…, PARABENS!!!.

Entretanto, acredito que para nós cafeicultores ainda haja uma luz no fim do túnel, pois a verdade sempre prevalecerá…, mas infelizmente para aqueles que estão agindo como vossa senhoria o tempo acabou. Espero que não nos culpem, pois, como diz o ditado: “O peixe morre pela boca”.


Sindicato dos Produtores Rurais de Altinópolis- SP


Sindicato dos Produtores Rurais de Guapé -MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança Ext. de Base Campo do Meio -MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Belo – MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Cristina – MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Soledade de Minas – MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas – MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Pedralva – MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Rita do Sapucai – MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Ilicinea – MG


Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Gerais – MG


REPRESENTANTE DOS CAFEICULTORES DE COROMANDEL – MG.


SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.