Benguela, 16/08 – O presidente da cooperativa cafeícola e agro-pecuária (CCAPG), Avelino Sawayanga, no município da Ganda, a 221 quilómetros da cidade de Benguela, defendeu hoje (quinta-feira) o fomento do cultivo de café e outros cereais para potenciar o desenvolvimento económico sustentável local.
Em declarações à Angop, o responsável afirmou que a sua cooperativa vai apostar no cultivo daqueles produtos agrícolas no município da Ganda, a julgar pelas potencialidades da localidade nesta área.
Neste momento, referiu Sawayanga, a sua instituição pretende criar políticas para que, junto das instituições bancárias, encontre mecanismos de financiamento tendente ao fomento da produção agrícola naquele município.
A cooperativa cafeícola e agro-pecuária (CCAPG), criada em Julho deste ano, no município da Ganda, realiza sábado uma reunião destinada a apresentação do ante-projecto do seu estatuto e regulamento interno, com vista a sua aprovação.
Por seu turno, o director da estação experimental do café na Ganda, Henrique Tchivinda, disse que, até final deste ano, o município vai beneficiar equipamentos destinados ao funcionamento da fábrica de descasque, torrefacção do bago vermelho, bem como a instalação de uma indústria transformadora de cereais.