Baristas poderão ter profissão regulamentada

27 de maio de 2009 | Sem comentários Barista Consumo
Por: 25/052009 - Comunicação Sen. Gerson Camata

 
25/052009 – Comunicação Sen. Gerson Camata
 
A velha profissão italiana que define os especialistas no preparo artesanal de cafés de alta qualidade poderá tornar-se oficialmente reconhecida no Brasil. A proposta é do Senador Gerson Camata, admirador inveterado da bebida.


Descendente de italianos, Gerson Camata cresceu apreciando diversas formas de preparo do café e assim aprendeu a observar a diferença na qualidade da bebida elaborada por quem, de fato, conhece os grãos e as técnicas de preparo.


Somado ao completo conhecimento sobre o modo de preparar a bebida, os baristas também tem que entender da história do café, de todo o ciclo de cultivo, as etapas de processamento, técnicas de beneficiamento dos grãos, processos de torra e moagem, além dos tipos de grãos e suas origens.


Comparativamente, os baristas são para o café como o somatório de sommeliers e enólogos para o vinho, pois além de serem experts sobre o produto, tem a capacidade de criar novas e originais receitas e apresentações para a bebida.


No Brasil, apesar da profissão ainda não ser muito conhecida, possui cada vez mais adeptos que se organizam em associações, promovem intercâmbios para aperfeiçoamento entre diversos países e participam de concursos para premiar os melhores profissionais.


O projeto (PLS 206/2009) que foi motivado por solicitações recebidas pelo Gabinete do Senador Gerson Camata, foi designado apenas para a Comissão de Assuntos Sociais onde tramitará em decisão terminativa. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.