AUDIÊNCIA PÚBLICA PELA QUALIDADE DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO

Por: Blog do Café

A primeira audiência pública de uma série de cinco, que vão atingir 21 municípios capixabas, foi realizada hoje, no Centro de Desenvolvimento Rural de Rio Bananal, às 9h. Organizadas pela Comissão de Agricultura, de Aquicultura e Pesca, de Abastecimento e de Reforma Agrária da Ales (Assembleia Legislativa do Espírito Santo), as audiências vão proporcionar, aos produtores rurais, recomendações técnicas em relação a colheita, preparo, secagem e armazenamento do café conillon para preservar a qualidade até então obtida na lavoura.


Segundo informações da assessoria da Ales, nessa primeira audiência, realizada em Rio Bananal, também foram contemplados os produtores rurais dos municípios de Vila Valério e Governador Lindenberg. Para o presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal, Luiz Malavasi, toda informação trazida diretamente ao produtor rural é muito bem vinda. “O nosso grande problema, hoje, é a qualidade do café e a palestra vai permitir que os produtores rurais dos três municípios tirem todas as dúvidas pela busca da melhora do produto, incentivando ainda mais o cafeicultor”, afirmou.


Malavasi informou que o café conillon é o principal produto do município de Rio Bananal, com participação de 86,50% no Valor Bruto da Produção Agropecuária. No ano passado, a produção ficou em torno de 350 mil sacas de café. “Em 2009, é esperada uma produção maior porque a área plantada teve um considerado aumento”, comentou.


Durante a audiência, foi ministrada uma palestra com o tema “Tecnologias para melhoria da qualidade do café conillon – colheita e pós-colheita”, pelo engenheiro agrícola do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Leandro Reis Novak.


Confira a programação das audiências que ainda serão realizadas, todas a partir das 9h:


17/04 – Jaguaré (contemplando os municípios de São Mateus, Sooretama e Linhares)


Local: Centro Recreativo de Jaguaré – Sítio Industrial, no Bairro SEAC;


23/04 – Marilândia (contemplando os municípios de Colatina, João Neiva e Mantenópolis)


Local: Fazenda Experimental de Marilândia/Incaper;


24/04 – São Gabriel da Palha (contemplando os municípios de São Domingos, Pancas, Barra de São Francisco, Águia Branca e Água Doce do Norte)


Local: Sindicato de São Gabriel da Palha – Rua 14 de Maio, 54 – Centro;


07/05 – Nova Venécia (contemplando os municípios de Boa Esperança, Pinheiros e Vila Pavão)


Local: Câmara Municipal de Nova Venécia – Av. Vitória, 23 – Centro.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.