Brasília/DF – A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu o zoneamento agrícola de risco climático para o cultivo de sorgo granífero na Paraíba e de cafe em Rondônia, ambos safra 2006/07. As portarias estão publicadas na edição de hoje (22/12) do Diário Oficial da União e indicam os municípios apropriados para o plantio e os tipos de solos adequados para a semeadura, entre outras recomendações.
Para enquadramento das operações de custeio ao Proagro, o produtor deve observar as orientações do zoneamento agrícola, conforme determinação do Banco Central. Para ter o direito do benefício da subvenção federal ao prêmio do seguro privado, o mutuário deve seguir também as recomendações contidas no zoneamento agrícola.
Outras informações sobre as normas do zoneamento agrícola para essas culturas podem ser consultadas no site da Imprensa Nacional (www.in.gov.br) e no site do Mapa (www.agricultura.gov.br), nas seções Serviços ou Sislegis.