Ao entrar na Starbucks para tomar seu café, o iPod Touch ou o iPhone, vai mostrar o que está sendo tocada na loja

13 de setembro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Novo IPod baixa músicas sem o PC


 
Por Bruno Sayeg Garattoni


São Paulo, 12 (AE) – O iPod já passou por várias reformulações, mas uma coisa sempre se manteve: a inconfundível “click wheel”, aquela rodinha que serve para navegar pelas músicas. Mas no novo iPod Touch, que foi apresentado na semana passada, tudo mudou: ele não tem botões – é controlado pela própria tela, de 3,5 polegadas, sensível ao toque.


Na prática, o novo iPod é uma versão “júnior” do iPhone – faz tudo o que o celular da Apple faz, exceto ligações telefônicas.Isso significa que o novo iPod, pela primeira vez na história, acessa a internet – via conexão Wi-Fi (sem fio). Ou seja: dá para baixar MP3 na hora, no próprio aparelho, sem o computador. Basta estar num local com rede Wi-Fi.


E a coisa vai além. Nos Estados Unidos, a Apple fechou um acordo com a rede de cafeterias Starbucks. Quando o gringo entrar num Starbucks para tomar seu café, o iPod Touch (ou o iPhone, que também é compatível com o novo sistema) vai mostrar automaticamente na tela a música que está sendo tocada na loja – e oferecê-la para download por US$ 1.


Genial. Mas, brasileirada, não se empolgue. Pois a iTunes Music Store, loja virtual da Apple que fornece as músicas, não está disponível no País. As demais funções do iPod Touch, como a reprodução de MP3 e vídeos e a navegação na internet, funcionam normalmente no Brasil.


Apesar do bloqueio da iTunes, o Touch pode ser uma opção para quem gostou da sofisticada tela do iPhone e suas funções multimídia, mas não tem paciência para esperar o lançamento do aparelho no Brasil, que deve ficar para 2008.


O iPod Touch deixa a desejar em dois aspectos. Primeiro, sua capacidade não é das maiores – haverá versões de 8 GB e 16 GB, pouco para os padrões atuais. A outra questão polêmica é o preço. Nos EUA, o Touch vai custar US$ 300 (na versão básica) e US$ 400 (na versão de 16 GB). Acontece que, com US$ 400, você compra um iPhone – que acaba de ter seu preço reduzido em 30%.


O iPhone tem menos capacidade, 8 GB. Mas também é um telefone, ou seja, bem superior ao iPod Touch.Os dois produtos vão acabar brigando pela mesma parcela de mercado. É uma decisão no mínimo estranha essa da Apple e já levou a uma especulação intrigante.


Na verdade, o lançamento do iPod Touch seria uma tentativa desesperada de desovar o enorme estoque de telas touchscreen comprado pela Apple – e que, como o iPhone não está vendendo bem, encalhou. Será?

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.