Agronegócio ganha representaçã no governo de Minas

25 de fevereiro de 2007 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

Representantes do agronegócio brasileiro passam a integrar a equipe do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, para a gestão 2007/2010. Dentre os 19 secretários de Estado, tomaram posse Gilman Viana Rodrigues, que assumiu a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Alberto Duque Portugal, escolhido para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. Na solenidade realizada em 2 de janeiro no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o governador cobrou, dos empossados, “seriedade, espírito de equipe e motivação”.


Ex-presidente da FAEMG – Federação da Agricultura  do Estado de Minas Gerais e membro diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), GILMAN  VIANAafirmou que recebeu a responsabilidade de viabilizar, junto ao governo, as cobranças que ele mesmo apresentava quando era dirigente de entidade de produtores rurais. “Aceitei o desafio numa conjuntura em que a agricultura estadual cresce mais que a média do Brasil. Mas enfrentamos problemas, como o PIB (Produto Interno Bruto), ainda fraco”, afirmou. Ele pretende priorizar o bem comum, sem setorização ou privilégios.


Antes de assumir o novo posto, ALBERTO DUQUE  PORTUGAL era secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Engenheiro agrônomo, foi  diretor da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de 1995 a 2003. No governo do ex-presidente Itamar Franco, foi secretário executivo e ministro interino da Agricultura. Era, até então, diretor-superintendente do Conselho Nacional do Café (CNC). Recentemente participou, em São Paulo, do  Fórum do Café, quando ressaltou que a atual preocupação dos produtores brasileiros com a qualidade tem ajudado as vendas de café no exterior. Na ocasião, sua apresentação foi elogiada pelo presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, que o considera um profissional preparado e experiente.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.