A história do café em 18 shoppings

27 de junho de 2007 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: 27/06/2007 05:06:12 - Gazeta Mercantil

27 de Junho de 2007 – A exposição cafés do Brasil deverá ser visitada até o dia 1 de julho, no Shpping D, em São Paulo, com entrada franca, por mais 100 mil pessoas. A iniciativa é da Associação Brasileira da Indústria de café (Abic), em parceria com o Ministério da Agricultura. A idéia é passar ao consumidor mais informação sobre essa bebida que ganhou destaque interno e externo.

O Brasil é o maior produtor mundial de café. Em 2006, os 57 países cafeicultores produziram 123,8 milhões de sacas (7,4 milhões de toneladas), ficando o País com uma participação de 34,3%.

Os maiores consumidores mundiais são os Estados Unidos, com uma média anual entre 18 e 20 milhões de sacas, seguidos pelo Brasil, com 16,3 milhões – o equivalente a 70 litros por pessoa/ano.

A liderança na produção garante ao Brasil a posição de maior exportador, com 32% dos negócios e receita da ordem de US$ 3,3 bilhões. Os principais importadores do café brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Bélgica. O café é produzido em cerca de 300 mil propriedades de 11 estados brasileiros (1.850 municípios). A atividade emprega 8,4 milhões de pessoas e gera receita bruta de US$ 5 bilhões.

A escolha de shopping centers para levar essa comunicação ao público deve-se à alta freqüência nesses estabelecimentos. A mostra é itinerante e será levada, até o final do ano, para mais 17 shoppings, num roteiro que passará, além de São Paulo, por Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Recife, Santos, Campinas e Salvador. A exposição deverá receber um público total superior a 1 milhão de pessoas.

A Abic espera promover a educação para o consumo de café, disseminar novos conhecimentos e informações sobre o produto, difundir os benefícios do consumo diário e moderado para a saúde e mostrar a abrangência da cadeia produtiva, bem como sua importância econômica, social e ambiental.

Composta por diversos painéis fotográficos e peças, a exposição conta toda a história do café, desde o surgimento da bebida até os dias de hoje, com informações sobre regiões produtoras, qualidade, tipos de grãos e curiosidades. Inclui também a apresentação, por expositores, de todas as etapas de um grão de café, desde a lavoura até a xícara.

O público poderá conhecer recentes pesquisas que mostram o benefício do consumo diário e moderado de café para a saúde, tanto na prevenção de certas doenças, como Parkinson e Alzheimer, quanto no aumento da capacidade de raciocínio e memória. O café também contribui no controle da obesidade, da depressão e do alcoolismo.

Um dos destaques da exposição é o Programa de Qualidade do café (PQC), uma certificação de qualidade que vai ajudar o consumidor a escolher o café por categoria de produtos: tradicional, superior ou gourmet, de qualidade e preços distintos. A apresentação desse programa será feita em painéis que detalham as características de blend, aroma e sabor de cada categoria de café.

(Gazeta Mercantil/Gazeta do Brasil – Pág. 11)(São Paulo)


 

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