A evolução do cafézinho

No século XX foram desenvolvidas novas técnicas de extração de café, como o café solúvel, café descafeinado, café liofilizado e café expresso.


O café descafeinado foi inventado por um importador alemão em 1903, Ludwing Roselius, quando tornou uma fornada arruinada de café em pesquisa. Ele inventou e aperfeiçoou o processo de remoção sem contudo alterar ou destruir o sabor do café. A marca de seu café foi comercializada com o nome de “Sanka” (uma contração de sem cafeína em alemão). Sanka foi introduzido nos EUA no ano de 1923.


O café solúvel foi inventado por um químico japonês/americano com o nome de Satori Kato de Chicago. Entretanto, a primeira quantidade produzida de café instantâneo foi atribuída a um químico inglês, George Constant Washington, que morava na Guatemala. Um dia enquanto aguardava sua esposa no jardim de sua casa para tomar café, ele observou no bico do bule de café um pó muito fino, parecia ser a condensação do vapor do café. Isto o intrigou e levou-o a descobrir o café solúvel. Em 1906 ele iniciou alguns experimentos e colocou seu café com o nome de Red E Coffee no mercado em 1909.


A companhia suíça Nestlé após ser consultada pelo governo brasileiro a ajudá-lo a solucionar o que fazer com sua safra excedente de café, inventou o café liofilizado. Sendo o Nescafé primeiro desenvolvido e introduzido na Suíça e após em outros países. O café solúvel deu um salto significativo no seu consumo após ter sido introduzido o comercial na programação de TV em 1956, o tempo dos comerciais não eram longos o suficiente para preparar um chá, mas sim para o café solúvel. As empresas de café solúvel como Nestlé e General Foods perceberam esta grande oportunidade e começaram a anunciar seus produtos durante os intervalos televisivos. Em retaliação, as companhias de chá introduziram no mercado o chá em saquinho na tentativa de competir com a grande sensação do ramo alimentício.


 


 


A máquina de café expresso foi aperfeiçoada e modernizada pelo italiano Achilles Gaggia em 1946. Ele arranjou meios de trabalhar com o vapor em altas pressões. Gaggia levou sua revolucionária máquina de expresso para Londres na década de 50 e abriu um “Mocha Bar” na Frith Street em Soho. A primeira bomba para máquinas de café expresso foi produzida por Faema em 1960.





 




Em 1976 é fundada na cidade de Gaggio Montano na Província de Bologna na Itália a empresa Saeco que revolucionou o mercado de café expresso com a introdução das máquinas totalmente automáticas, sendo atualmente líder do mercado mundial da produção de tanto máquinas automáticas domésticas como de uso comercial.


 


 



Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.