Migrar para o Brasil não beneficiou o coração dos japoneses

Por: 17/03/2007 05:03:17 - Jornal do Brasil

Dieta rica em carne compromete saúde


Por Juliana Anselmo da Rocha


Migrar para o Brasil não beneficiou o coração dos japoneses. Ao desembarcarem no país, os imigrantes – vindos para trabalhar nas lavouras de café – aumentaram sua carga de atividade física, mas passaram a comer mais carne vermelha e sal. A mudança na dieta fez com que aumentasse a incidência de ataques cardíacos, colesterol alto e derrames entre nipobrasileiros.


– No Japão, as principais causas de morte são câncer, doenças cerebrais e cardíacas – explica Emilio Moriguchi, autor do estudo divulgado durante o Simpósio Nipobrasileiro de Cardiologia. – Entre os japoneses que vieram para o Brasil a ordem se inverteu: morre-se mais de ataques cardíacos, derrames e, lá embaixo no ranking, câncer.


Moriguchi acompanhou por 30 anos mais de 2 mil nipobrasileiros na faixa dos 40 anos. Os voluntários integravam as comunidades japonesas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O cardiologista esclarece ter se concentrado nos imigrantes oriundos da ilha de Okinawa.


Nessa ilha está a maior proporção de centenários por habitantes do mundo: são 25 para cada grupo de 100 mil. Entre os nipobrasileiros, a proporção cai para apenas 6 centenários por grupo de 100 mil.


– Ao se mudarem para o Brasil, os imigrantes japoneses passaram a consumir 28 vezes mais carne e deixaram de ter acesso fácil a produtos derivados da soja, como ao queijo tofu, típico do Oriente – diz Moriguchi.


O médico esclarece que com o estudo visa a alertar à população nipobrasileira dos benefícios de retornar – e preservar – a alimentação tradicional.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.