A chuva forte ocorre sobre áreas da Zona da Mata, Espírito Santo e sul da Bahia até o sábado pela presença de uma frente fria sobre a costa da Região Sudeste.
Em cinco dias, estimam-se pelo menos 80mm entre Minas Gerais e Espírito Santo e em torno dos 50mm no sul da Bahia. Alguns extremos próximos dos 150mm devem ser vistos no sul do Espírito Santo e no vale do São Francisco.
A partir da terça-feira que vem, o avanço de uma nova frente fria traz a chuva mais abrangente ao Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. Entre 23 de fevereiro e 1º de março, estimam-se pelo menos 90mm entre a Mogiana e o sul de Minas Gerais.
O fim de semana foi chuvoso no Cerrado de Minas Gerais com acumulado de 75mm em Araxá e Patos de Minas e de 65mm em Patrocínio.
A semana será chuvosa e com temperatura máxima mais baixa no Espírito Santo, Zona da Mata, Cerrado e sul da Bahia. Simulações conservadores indicam até 125mm em sete dias, mas pontualmente, o acumulado poderá ser bem maior.
Por outro lado, o Paraná, São Paulo e o sul de Minas Gerais deverão receber chuva mais irregular e com menor acumulado.
Entre o Paraná e a Alta Paulista, estimam-se menos de 10mm. Na Mogiana e no sul de Minas Gerais, choverá entre 20mm e 50mm.
A partir de 22 de fevereiro, esperam-se pancadas de chuva em todas as áreas produtoras, temperatura mais elevada e maior período para trabalho de campo. Em sete dias, estimam-se 70mm no sul de Minas Gerais e Cerrado e 60mm na Mogiana.