Preço internacional do café cai a menor nível desde setembro de 2009

09/07/13 – 15:54


 O mês de junho foi um dos piores dos últimos tempos para cafeicultura mundial, ao menos, em relação aos preços. As cotações internacionais do grão despencaram para os níveis mais baixos desde setembro de 2009.
 
Os números estão no relatório mensal da Organização Internacional do Café (OIC). O valor composto da OIC, em junho, recuou para 117,58 cents por libra-peso. O resultado é 7,4% inferior ao mês anterior (126,96 cents).
 
O motivo para uma queda tão acentuada, de acordo com a entidade, seriam os fundamentos do mercado, combinados com incertezas sobre as perspectivas macroeconômicas, derrubaram as cotações do grão.
 
O relatório da OIC também informa que o mercado permanece bem abastecido com café, com as exportações totais para os primeiros oito meses do ano cafeeiro 2012/2013, alcançando 75,7 milhões de sacas, em comparação com 72 milhões no mesmo período anterior, aumento de 5,2%.
 
Além disso, os preços das commodities, em geral, declinaram ao longo do mês passado, principalmente por causa de notícias econômicas negativas da China e dos Estados Unidos.
 
Segundo a OIC, dada a evolução dos preços atuais, diminui a cada vez o incentivo de agricultores para investir em suas lavouras. A aplicação de insumos, como fertilizantes e mão de obra, provavelmente será reduzida.
 
A OIC alerta que isso poderá ter um impacto negativo nos volumes de produção e de qualidade dos grãos nos próximos anos, resultando no aumento da volatilidade dos preços e uma cadeia de valor agrícola menos sustentável.
 


AF News

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.