Evento integra as ações de desenvolvimento do setor cafeeiro da microrregião de Viçosa Setor responde por uma safra média de 650 mil sacas anuais e está entre os 20 maiores empregadores com carteira assinada da região, entre 2004 e 2005
Evento integra as ações de desenvolvimento do setor cafeeiro da microrregião de Viçosa Setor responde por uma safra média de 650 mil sacas anuais e está entre os 20 maiores empregadores com carteira assinada da região, entre 2004 e 2005
Amanhã e sexta-feira (3/12), Viçosa sedia o I Encontro de Cafeicultores das Matas de Minas, que inclui palestras, debates e a Clínica Tecnológica do Sebrae, um serviço de consultoria empresarial sobre temas relacionados à processos gerenciais e produtos. O evento reunirá especialistas do setor e produtores de café da região, responsável por uma safra média de 650 mil sacas de café por ano. O objetivo do encontro é ampliar o acesso dos produtores ao conhecimento sobre técnicas de cultivo, controle de pragas, qualidade, tecnologias, associativismo e mercado. Informações e inscrições na Casa do Empresário: 31 3891-6183 – serrasdeminas@casadoempresario.org.br.
O Encontro é uma das ações do Projeto de Desenvolvimento da Cafeicultura na Região de Viçosa, desenvolvido pelo Sebrae Minas e instituições parceiras junto a 167 produtores de três associações locais. Entre 2004 e 2005, a cafeicultura foi uma das 20 atividades que mais gerou empregos com carteira assinada na microrregião de Viçosa. “A topografia acidentada da região limita a mecanização da lavoura e favorece o uso intensivo de mão-de-obra”, esclarece o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa, Luciano Piovesan. Das 1.546 propriedades rurais do município, 310 são produtoras de café e respondem por uma safra entre 70 e 75 mil sacas/ano, das quais 30% são cafés especiais.
A demanda crescente pelo produto no mercado internacional impulsionou a organização de três associações da microrregião de Viçosa em torno do Projeto de Desenvolvimento da Cafeicultura. São elas a Associação dos Produtores de Cafés Especiais das Serras de Minas (Serras de Minas), Associação Regional de Cafeicultores (Arca) e Associação de Produtores de Cafés Especiais de Araponga (Apcea). O trabalho é focado na melhoria da qualidade e certificação do produto, aumento da produção de cafés com padrão de qualidade internacional e ampliação de mercado para o setor.
As metas são aumentar em 15% a produção de cafés especiais na categoria bebida mole, com aroma e sabor encorpados e padrão de qualidade internacional; reduzir em 30% a de riado e rio (grãos com menor valor de mercado) e firmar contratos com três torrefadoras internacionais.
Multinacional aposta no setor
Os produtores de café da microrregião de Viçosa foram beneficiados por uma parceria da Prefeitura local com a empresa italiana Illy Caffè, uma das 10 maiores fabricantes de café expresso do mundo, presente em 13 países e com um volume diário de vendas de seis milhões de xícaras de café. A empresa destinou R$ 500 mil para a ampliação de uma unidade de processamento coletivo do café cereja. Hoje, 60% da produção de grãos especiais são vendidos para a Illy.
O recurso será destinado para a compra de equipamentos como lavadoras, secadoras e na ampliação do armazém para a estocagem do produto. O contrato com a multinacional italiana prevalece há quatro safras consecutivas e o recente investimento, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa, Luciano Piovesan, demonstra o interesse da empresa em fortalecer a parceria. “Estamos buscando a certificação de origem e qualidade do café, o que irá favorecer a expansão de mercados para o setor”, informa.
Serviço:
I Encontro de Cafeicultores das Matas de Minas
Datas: 2 e 3 de dezembro
Local: auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa-MG
Programação:
02/12 – 7h30 às 17h
Palestras e debates técnicos
03/12 – 8h00 às 12h
Palestras e debates técnicos
Clínica Tecnológica do Café – 03/12 – 14h
Temas:
. Ferrugem do Caffeeiro
. Controle de Ervas Daninhas
. Controle da Broca
. Calagem e Gessagem
. Controle de Bicho-mineiro
. Sistemas de Podas do Café
. Adubação e Nutrição do Cafeeiro
. Regulagem de Máquinas para Pulverizações
. Plantio e Formação do Cafezal
Fonte:
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Em 01/12/2005
Aline de Freitas e Flávia Cabral
(31) 3371-9036/9212