Região da Mogiana Paulista espera exportar mais de 1 milhão de sacas de café em 2010

Por: Comercio da Franca

Quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 
 
VENDA

Arquivo

PREPARAÇÃO – Imagem de arquivo mostra grãos secando em terreiro em fazenda em Pedregulho; café da região é valorizado lá fora


Patrícia Paim
da Redação


A Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) de Franca e Região espera mandar para fora do país, neste ano, mais de 1 milhão de sacas de café. No ano passado, foram exportadas 800 mil sacas de café para países da Europa e ainda para o Japão e Estados Unidos. O montante foi produzido nos 13 municípios da região, sendo cinco mineiros. A expectativa de negociar uma maior quantidade de café é em razão da safra que este ano deve ser superior a do ano passado, quando a região colheu 850 mil sacas.


O gerente de comercialização da Cocapec, Anselmo Magno de Paula, disse que os mercados interno e externo valorizam a qualidade do café produzido na região. “Quando se fala em qualidade de café, toda a área de atuação da Cocapec tem um grande diferencial positivo sobre as demais regiões”.


A expectativa da Cocapec, para este ano, é superar os índices do ano passado. “Considerando que a estimativa da próxima safra regional ainda não foi concretizada e que existe a bienualidade (um ano a safra é baixa e no outro alta) acredito que para 2010 o volume supere 1 milhão de sacas destinadas à exportação”, disse Magno, ressaltando que o preço da saca em 2009 fechou com uma média de R$ 263,22. “O café é muito dependente das cotações do dólar. Se o real se desvaloriza, fortalece a competitividade do café brasileiro frente aos nossos concorrentes”.


SAFRA
Os técnicos da Cocapec se preparam agora para a primeira previsão da produção de 2010. A estimativa é feita nos 13 municípios produtores num raio de 50 mil hectares. São selecionados 450 pontos de amostras. As lavouras são escolhidas aleatoriamente. “Os agrônomos da cooperativa realizam visitas no campo, nos pontos escolhidos e estimam a produção de cada ponto. Em seguida, os dados são registrados e processados, utilizando modelos estatísticos, os quais são tabulados para se obter os números finais da estimativa de safra da nossa região”. Os trabalhos devem começar em fevereiro. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.