Cacoal busca alternativas para fortalecer cafeicultura
(03/11/2009 16:54)
Além do fortalecimento da cafeicultura no município, a iniciativa promove a ressocialização e a terapia ocupacional dos internos.
A Prefeitura de Cacoal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) firmou parceria com o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Abisai, para a produção de 150 mil mudas de café, no Horto Municipal. Além do fortalecimento da cafeicultura no município, a iniciativa promove a ressocialização e a terapia ocupacional dos internos.
De acordo com Secretário Municipal de Agricultura, Vilmar Kemper, a iniciativa atende a um pedido do prefeito Franco Vialetto, que busca o incentivo à agricultura. Parte das mudas será plantada próximo aos cafezais e servirá como recomposição florestal. Na segunda quinzena de novembro as mudas serão distribuídas para agricultores já cadastrados na Semagri.
Em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Obras, a Semagri realiza ainda a produção de mudas de essências nativas que serão utilizadas no reflorestamento, recuperação de nascentes e matas ciliares. Segundo o secretário, os empresários do ramo de café são parceiros e fizeram doação de 100 mil sacolinhas.
A participação dos internos é voluntária. Vilmar Kemper informou ainda que o poder judiciário também é parceiro da Prefeitura. “Temos a participação dos Juizados especiais, que viabiliza o serviço por meio de penas alternativas”, disse.
O interno Clemente Pereira de Araújo disse que o serviço auxilia na recuperação. “Só podemos sair da clínica após 30 dias e quando provamos que realmente estamos em busca de libertação, por isso este trabalho é importante para aliviar a sensação de confinamento”, finalizou.