AGRONEGÓCIO: Reforma agrária avança no Espírito Santo

Por: 20/08/2009 - IN Investimentos e Notícias

SÃO PAULO, 20 de agosto de 2009 – A Fazenda Primavera, de São Mateus (ES), foi declarada de interesse social para fins de reforma agrária. O decreto presidencial, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, autoriza o Incra/ES a dar continuidade à ação de desapropriação do imóvel rural, de área de 578 hectares. É o terceiro decreto publicado no DOU em 2009 envolvendo propriedades capixabas.


O Incra estima assentar no local 46 famílias de trabalhadores rurais. Após a efetivação do processo de desapropriação, elas poderão iniciar a produção. Depois de criado, este será o nono assentamento instalado naquele município, que conta atualmente com 349 famílias assentadas, das quais possuem boa produção de café e pimenta-do-reino.


De acordo com informações dos profissionais que prestam assistência técnica no local, cada família no distrito tem em média 2,5 hectares de área plantada com cerca de 6 mil plantas de café. Somando tudo, se obtém um número aproximado de 1 milhão de pés plantados, ocupando uma área de 400 hectares. Em 2008, a região produziu cerca de 15 mil sacas de café in natura, o que equivale a 23,6 sacas de 60 quilos de café pilado por família ou 225,1 toneladas do produto no total.


De pimenta-do-reino, são em média 300 plantas por família, somando um total aproximado de 48 mil pés nos assentamentos desse distrito, com uma produção de cerca de 144 toneladas por ano, o que corresponde a 48 toneladas de pimenta beneficiada ou 960 sacas de 50 quilos, sendo seis sacas por família.


No momento, o Espírito Santo tem 83 assentamentos rurais e mais de 4,1 mil famílias assentadas, em aproximadamente 43,8 mil hectares.(Redação – Agência IN)


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.