CLIMA E BIANUALIDADE DERRUBAM VOLUME DE PRODUÇÃO DE CAFÉ DO PERU

Por: Agência Safras

05/08/2009 – A JNC (Junta Nacional do Café do Peru) estima que a produção cafeeira local terá uma queda de 25% neste ano, devido a uma produtividade menor das lavouras e por conta das mudanças climáticas, disse o presidente da entidade, César Rivas. “Nós esperamos colher 4 milhões de quintais (3,07 milhões de sacas) e exportar 3,8 milhões de quintais (2,91 milhões de sacas)”, disse o dirigente, que recordou que no ano passado e Peru teve uma produção de 5,25 milhões de quintais (4,03 milhões de sacas). “Este ano esperamos amealhar 450 milhões de dólares com a exportação de café, contra 600 milhões do ano passado, ou seja, teremos uma perda de 150 milhões de dólares”, sustentou Rivas.

O dirigente expressou que um dos fatores que gerará a retração de 255 na produção de café é a bianualidade característica dessa cultura. “Temos um ano de boa produção e no seguinte ela baixa. Essa situação é possível ser reduzida com uma boa fertilização, mas os produtores não conseguem fazê-la, já que há falta de recursos”, observou.

Outro fator que afeta o café é o clima, que nesta temporada não teve chuvas nos momentos adequados e isso reflete no potencial produtivo das plantas. Por outro lado, Rivas afirmou que os diferenciais do preço do café da Colômbia para Nova Iorque está em cerca de 30 dólares por saca, muito diferente dos 80 ou 90 dólares registrados há poucas semanas, o que faz com que as importações do café peruano pelo país vizinho já não sejam interessantes.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.