Para todos os paladares
Quase tudo combina com café: sorvete, creme, chocolate, chantilly, licores, nozes… As combinações agradam principalmente aqueles que não são muito fãs do cafezinho puro. “As bebidas à base de café são mais elaboradas e chamam a atenção. É uma estratégia das cafeterias. Todo mundo adora uma novidade”, comenta Yara.
O principal ingrediente é o leite. Com ele é possível fazer a maioria das bebidas do tradicional cardápio italiano, como o cappuccino e o café macchiato, o famoso espresso com leite. Acrescentando chocolate faz-se o mocha, chamado erroneamente de cappuccino em várias cafeterias brasileiras.
O coffee-shake e os drinques com bebidas alcoólicas levam inúmeros ingredientes, até mesmo combinações com geleias e especiarias são aceitas. “As receitas mais pedidas são aquelas mais doces. Mesmo ingredientes incomuns são bem-vindos”, diz Yara. Tudo é liberado, desde que se preste atenção ao preparo correto do café, que é a base do drinque. “Vale experimentar. Os ingredientes que não combinam são aqueles muito fortes, que mascaram o sabor do café”, afirma Mabell Nunes, barista do Café do Ponto.