Escrito por Paulo André (PA) às 12h03
Nesta sexta-feira (20), o banco alemão Commerzbank emitiu nota informando que acredita na recuperação dos preços internacionais do café. Justificando esse otimismo devido ao virtual déficit mundial, a instituição projetou que os preços do arábica devem alcançar 130 centavos de dólar por libra peso, na bolsa de Nova Iorque, e que as cotações do robusta podem chegar, em Londres, a 1.900 dólares por tonelada no fim deste ano.
Ontem, no fechamento da ICE Futures US, o contrato maio, o mais negociado, fechou a 112,50 centavos. Confirmada a previsão do Commerzbank, o vencimento mais negociado na bolsa americana deverá crescer 15,56%. Na Liffe, o contrato maio fechou a 1.586 dólares. Portanto, confirmando-se a estimativa do banco alemão, a posição futura mais negociada no mercado londrino poderá subir até 19,80%.
A instituição financeira germânica justificou a esperada redução na safra e o consequente déficit mundial alegando que a produtividade será menor nas lavouras devido ao clima desfavorável e à menor utilização de fertilizantes nas lavouras, o que reduzirá ainda mais os estoques dos principais produtores, que já se encontravam em seu nível mais baixo dos últimos 30 anos antes do início da safra 2008/09.