A produção de café em Honduras poderá aumentar 7% em 2009. Com este aumento, o país passará a produzir 4,1 milhões de sacas de 60 kg, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
No que diz respeito à exportação, o país também prevê um aumento de 7% em 2009, em relação ao ano passado, atingindo um montante de 3,6 milhões de sacas de 60 kg. O motivo deste aumento é a melhor utilização dos insumos, da aplicação de novas sementes e dos programas de assistência técnica.
Produção
Os trabalhos realizados pela Associação Hondurenha de Café (Ihcafé) e por outras organizações de produtores, que facilitam o acesso do produtor a insumos e a novas técnicas de cultivo, também ajudaram no aumento da produção e da exportação no país.
Através de fundos de crédito, a Ihcafé comprou fertilizantes e demais insumos para desenvolver um programa de distribuição. Cerca de 85.000 produtores de café foram beneficiados com este programa. Os insumos foram vendidos a um preço baixo e o pagamento foi adiado por um ano. Os produtores não expandiram suas áreas de cultivo; ao invés disso, eles investiram em suas plantações. A aplicação de fertilizantes, a oferta de novas sementes, a melhoria da densidade de cultivo, conservação do solo, bem como o incentivo à elevação dos preços motivaram os produtores de café, resultando em uma maior produtividade.
As exportações de café na safra de 2007/08 foram estimadas em 3,4 milhões de sacas.
O aumento na quantidade do estoque foi confirmado pela Ihcafé. Os grãos armazenados pelas torrefadoras apenas são torrados mediante solicitação. As torrefadoras permanecem retendo os grãos para o consumo interno. O café também pode ser vendido para outros países da América Central ao longo do ano.
As informações partem de agências internacionais.
Café e Mercado