Os preços do grão arábica subiram quase 3% nesta quarta-feira
Por Globo Rural
A valorização expressiva do café robusta na bolsa de Londres voltou a impactar os valores do café arábica no pregão em Nova York. Na bolsa americana, os lotes com entrega para maio fecharam em alta de 2,96%, cotados a US$ 2,0360 a libra-peso na bolsa nova-iorquina.
De acordo com Vicente Zotti, sócio da Pine Agronegócios, questões técnicas também deram impulso ao grão.
“Não são apenas problemas logísticos no Mar Vermelho ou questões de redução de oferta da Ásia que estão impactando o mercado. Há uma grande quantidade de contratos vendidos [investidores apostando na queda dos preços] no robusta e por isso temos essa supervalorização, pois pelo lado dos fundamentos nada mudou”, afirma Zotti.
O analista ressalta que os valores do arábica vão continuar espelhando os preços do robusta. Alguma correção para as cotações em Londres só deve acontecer com novos movimentos técnicos na bolsa, segundo ele.
A saída da ponta compradora dos contratos futuros do arábica pode se concretizar caso o mercado olhe para as perspectivas favoráveis para a safra brasileira.
“Em 2024/25 teremos uma safra maior que a da temporada passada, quando já tivemos aumento nos estoques. Não só no Brasil, mas a safra mundial será maior, portanto, não há elementos que justifiquem preços tão altos em Nova York”, finaliza Zotti.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura