Orgânico ou Biodinâmico

4 de dezembro de 2008 | Sem comentários Café Orgânico Produção

Orgânico e Biodinâmico.

Paulo Vilela da Cia Orgânica explica a diferença num percurso feito pelas feirinhas de orgânicos da cidade.


Quem quer comprar o melhor dos orgânicos precisa chegar cedo às feirinhas de sábado pela manhã do Parque da Água Branca, em São Paulo, ponto de encontro dos “fanáticos” pelos alimentos saudáveis.


“Mas existem outras opções de dias para essas feiras”, alerta Paulo Vilela, sócio da BemdaTerra que produz o café orgânico e biodinâmico Cia Orgânica.  “A feira de quinta de manhã na sociedade antroposófica no Alto da Boa Vista é uma boa pedida”, conta.


Quando você percorre as feirinhas de orgânicos da cidade de São Paulo se depara com dois tipos de produção de alimentos sem agrotóxicos:
• orgânicos
• biodinâmicos


Mas afinal qual a diferença?

Em 1925 o pedagogo Alemão Rudolf Steiner criou um modelo de agricultura ainda mais sofisticada em seus procedimentos, do que a orgânica – a Biodinâmica. Que é um passo além:
• o cultivo da terra é orientado pelo calendário astronômico e fases da lua;
• as plantas são tratadas com homeopatias, cristais de rocha e dinamizações;
• os ciclos da natureza são considerados no desenvolvimento das plantas. E os cultivos crescem em sinergia com eles: primavera, verão, outono, inverno.
É a natureza sendo considerada em todos seus potenciais e talentos.


“São também chamados alimentos Demeter aqueles produzidos seguindo os fundamentos da Agricultura Biodinâmica, um impulso renovador do manejo agrícola, que devolve à agricultura a força criadora perdida durante o processo de industrialização e produção em massa. Os alimentos são produzidos sem o uso de adubos sintéticos, pesticidas, herbicidas ou hormônios. Em seu lugar, são usados adubos orgânicos e os preparados biodinâmicos em doses homeopáticas, cuja função é harmonizar e intensificar a ligação do reino vegetal com o cosmo: sol, lua e planetas.  Na prática, o agricultor biodinâmico busca transformar sua propriedade num organismo agrícola, onde todas as atividades são integradas, trabalhando a cura da terra, o bem-estar dos animais, a produção de alimentos saudáveis e maior contato com os consumidores, resgatando a relação ética espiritual com o solo, as plantas, os animais, o ser humano e o cosmo”, explica Paulo Vilela.


“No caso do café Demeter da Cia Orgânica, você está diante de um café gourmet, com sabor doce e suave e aroma incomparável, que proporciona ao consumidor saúde corporal e equilíbrio espiritual. Um alimento digno e produzido em perfeita harmonia com o meio ambiente”.


Hoje em dia o consumo de produtos biodinâmicos cresce imensamente no mundo, revelando o desejo de um consumo cada dia mais qualificado.



Outras informações:

Cia Orgânica


Nossa origem:
Os produtos Cia Orgânica são fruto das melhores produções de café orgânico do Brasil, principalmente o café colhido na Chácara Boa Esperança, em Ribeirão Claro (PR).
Nesta chácara centenária, os grãos são colhidos manualmente e somente no seu estado de “cereja”: graúdos, maduros e perfeitos.

Depois de lavado o café é exposto ao sol em terreiros suspensos  que evitam a umidade do solo que tanto prejudica o sabor do café. Sua torrefação e moagem seguem também padrões próprios para os orgânicos, sendo feita totalmente à parte das outras produções.


 


Serviço:
Sandra Cruz – sandra.cruz@2pro.com.br
Tel. (11) 3030-9461 / 3030.9405

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.