A Cocapec valoriza e celebra o café há mais de 35 anos. Comemorar o café é celebrar a luta de milhares de produtores rurais
Dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café. A data foi estabelecida pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) em 2005, e o dia escolhido marca simbolicamente o início da colheita na maior parte das regiões produtoras do grão.
O café é o que move muitas famílias, estimula as manhãs e é a paixão do brasileiro. Segundo dados da ABIC 9 em cada 10 brasileiros com mais 15 anos consomem a bebida. Amor não só do Brasil, mas de todo o mundo, já que o café só perde para a água em consumo no planeta todo.
A Alta Mogiana é um dos polos do café no Brasil, possui características como o clima e a altitude que contribuem com a qualidade do grão. A Cocapec conta com 6 núcleos em toda a região e em muitas dessas localidades é a principal atividade, ou seja, o que fortalece a economia. O grão é a fonte de renda de muitas famílias, que contam com o auxílio da Cooperativa para levar o seu café para o mundo inteiro.
Há mais de 35 anos a Cocapec valoriza e enaltece o café e a empenho de mais de 2.600 cooperados que lutam diariamente para oferecer o melhor. No dia 24 de maio é importante relembrar que o cafezinho de todas as manhãs passa pelas mãos e dedicação do produtor rural.
A história do café no Brasil teve início no Período Imperial, durante o século XIX e começo do século XX o grão foi o principal produto de exportação do Brasil, e teve papel fundamental para sustentar a economia da época. Com seus altos e baixos, o café atualmente continua sendo um dos grandes fomentadores do agronegócio brasileiro, hoje o país é o maior produtor e exportador mundial de café verde e o 2º país que mais consome a bebida no mundo.