24 de Maio – Dia Nacional do Café

Essa paixão nacional, presente em mais de 98 % dos lares brasileiros, é uma bebida natural e saudável.

23 de maio de 2021 | Sem comentários Especiais Mais Café

Na segunda-feira, 24 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Café. A data é representativa porque comemora o início da colheita na maioria das regiões produtoras. O Brasil é o maior produtor e exportador do produto e o segundo mercado consumidor do mundo. O hábito de beber café está ligado a encontros de família, de negócios, de estudos e de começar bem o dia.             

Segundo dados da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, o país consumiu em 2020 mais de 21 milhões de sacas de café, representando 4,79 Kg/hab.ano, sendo que a cadeia produtiva, como um todo, gera mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos.

Outro aspecto muito interessante do café é que diversos estudos científicos mostram que a bebida consumida, em doses adequadas, por pessoas saudáveis, pode fazer bem à saúde e ajudar no combate a doenças como Alzheimer, Parkinson e cardiovasculares, além do ganho em energia, aumento da disposição e melhora do raciocínio.

Para comemorar essa data tão importante o SindicaféSP e o CPC – Centro de Preparação de Café dá algumas dicas importantes aos consumidores:

Como armazenar e conservar o café em casa?

Guarde o pacote de café na despensa, bem longe do armário de produtos de limpeza e de higiene.

Depois de aberta, guarde a embalagem ou transfira o pó para um pote que seja hermeticamente fechado, e coloque preferencialmente na geladeira.  O pote tem que estar muito bem fechado para não entrar ar e, no caso da geladeira, para o café não entrar em contato com  a umidade e o pó não adquirir os odores dos outros produtos e alimentos lá guardados.

O pote deve ser de uso exclusivo do café. Quando for repor o produto, lembre-se de lavá-lo e mantê-lo limpo e livre do pó anterior. Evite misturar o final de um pó de café com um novo.  O ideal é consumir o café até duas ou no máximo três semanas após aberto.

Cuidados importantes:

Use sempre água filtrada no preparo do café, e nunca a ferva em demasia. Não reaproveite o pó de café usado, chamado de borra, para preparo de nova bebida. Como o café é um produto que absorve qualquer odor ou perfume, só use detergente neutro para lavar todos os utensílios: chaleira, jarra de vidro, bule, porta-filtro, garrafa térmica, canecas e xícaras.

Para garantir um café bem quentinho, escalde as xícaras com água fervente antes de servir e nos dias mais frios, escalde o próprio bule ou recipiente antes de passar o café. Escalde também a garrafa térmica, que deve ser de uso exclusivo para café. Importante: nunca adoce o café e só o mantenha na garrafa térmica por no máximo 1 hora – depois disso ele fica com gosto de requentado e perde todo o sabor.  Só adoce o café na xícara, na hora que for bebê-lo.

Faça o café na quantidade ideal para o número de pessoas que vai consumi-lo. Assim, além de ter sempre um cafezinho muito gostoso, você ainda economiza e não desperdiça, jogando o café no ralo.

Dicas de preparo

Independente se for preparar um café no coador de pano ou no filtro de papel, para um pó com torra média use entre 6 e 8 colheres de sopa rasas  para 1 litro de água (isso dá para fazer 20 xícaras. Se for fazer para 4 pessoas, use 3 colheres e 250 ml de água). Para um pó de café com torra escura use entre 5 e 6 colheres de sopa rasas para 1 litro de água

Coloque o pó no coador ou filtro uniformemente e não compacte ou aperte a camada de café. Comece molhando o café pelas beiradas. Depois, despeje a água lentamente, em fio, bem no centro. Não mexa com a colher.

O café coado é a forma de preparo mais tradicional no Brasil e resulta em uma bebida suave. Se o coador for novo, ferva-o em água com borra de café antes do primeiro uso. Nas demais vezes, lave o coador após o uso apenas com água. Guarde-o dentro da água, em pote fechado, preferencialmente na geladeira e lembre-se de trocá-lo ao menos a cada 3 meses.

Já para o café filtrado em filtro de papel o preparo é o mesmo do café coado. Porém, é importante ressaltar que o filtro de papel deve ser do mesmo tamanho do porta-filtro.

Existem outros tipos de preparo, como o café solúvel, que é prático e não requer nenhum equipamento. Basta adicionar água quente (ou leite quente) ao pó. Também práticos e fáceis de usar são os cafés em cápsulas ou sachês, um segmento que vem conquistando muitos consumidores, não só nos lares, mas também nos escritórios, consultórios e academias.

Aproveite essas dicas para comemorar o Dia Nacional do Café com uma bebida especialmente feita por você. Escolha sua xícara predileta e prepare um café puro, ou uma média, e sinta todo o aroma, o corpo e o sabor que dão tanta energia e pique no dia a dia.

Para saber mais sobre preparo, cursos, degustações e outras dicas entre no site do SindicaféSP: https://www.sindicafesp.com.br/ e acompanhe nas redes sociais: https://www.facebook.com/centrodepreparacaodecafe – https://www.instagram.com/sindicafesp/  

Nesse Dia Nacional do Café, seja você o barista!

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.