Produção

Café Fazenda Venturim conquista o pódio em concurso de qualidade

Com as três primeiras colocações, a marca se consolida como referência em café robusta

 

postado em 13/11/2017 | Há 6 dias

Café Fazenda Venturim conquista o pódio em concurso de qualidade

 

13/11/2017 - O café Fazenda Venturim, produzido em São Domingos do Norte, conquistou os três primeiros lugares na categoria “cereja descascado” da décima quarta edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, competição em que são avaliados os cafés do tipo robusta da região Noroeste do Espírito Santo e do Sul da Bahia. A premiação foi realizada na última quinta-feira (9).
 
O concurso, realizado pela Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) desde 2003, visa a incentivar a melhoria da qualidade do café conilon produzido em sua área de ação.
 
Neste ano, 40 produtores se inscreveram no concurso, representando 13 municípios da área de ação da cooperativa no Espírito Santo. Na prova das amostras dos cafés participantes, realizada nos dias 25 e 26 de setembro último, foram avaliados quesitos como aroma, sabor, corpo, doçura e outras características importantes para a bebida. Uma lista com os nomes dos 20 classificados foi divulgada em ordem alfabética no dia 3 de outubro último.
 
Estímulo

No concurso são avaliados lotes das categorias natural e cereja descascado, e premiados os dez melhores classificados preparados de acordo com cada processo. A maioria dos inscritos (67,5%) são de amostras de cafés naturais e 32,5%, de lotes de cereja descascado, sendo que 52% dos produtores utilizam os sistemas de secagem mecânico a fogo indireto e estufas.
 
Para Lucas, o concurso é um importante estímulo ao processo de melhoria de qualidade deste tipo de café, que inicialmente era utilizado apenas para misturas. Na Fazenda Venturim, o projeto de produção de cafés especiais já se desenvolve há mais de 10 anos. “Estar entre os finalistas pelo 6° ano consecutivo demonstra a consistência do trabalho, e certamente conquistar as primeiras posições nos mostra que estamos no caminho certo na busca permanente pela excelência", destaca.

 

Veja tambÉm: