Mais Café

Confira os benefícios do café para a saúde

Preparamos uma lista com boas razões para você fazer aquela pausa para um cafezinho.

 

postado em 01/11/2017 | Há 3 semanas

GSHOW


Confira os benefícios do café para a saúde Confira os benefícios do café para a saúde

30/10/2017 - No Combinado do último sábado, você acompanhou um bate-papo da repórter Fernanda Pinheiro com o professor universitário Glaucio Machado, que é um grande apreciador de café. Assim como ele, milhões de brasileiros consomem diariamente a bebida dentro de casa e também fora do lar.

Símbolo de hospitalidade, nós sempre convidamos ou somos convidados para um “cafezinho", desde o bom e velho café de coador de pano até o famoso cappuccino. Mas, vale a pena ficar por dentro dos benefícios que esse hábito nos traz. Pensando nisso, preparamos uma listinha para que você descubra porque beber café pode ser uma atitude mais saudável do que você imagina. Confira!

1.Energia e concentração: O principal componente do café é a cafeína. Esta substância quando consumida em doses moderadas tem ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta. Uma simples xícara é capaz de mudar o expediente de um profissional, fazendo com que ele trabalhe mais e melhor. Então, fica a dica! Se você está precisando de um estímulo para dar um up no seu dia de trabalho, corra já para a cafeteira.

2.Pele e cabelo: Se você está pensando em comprar um creme de cabelo, que tal dar uma olhadinha na formulação? Se ele tiver cafeína na sua composição, vale a pena o investimento. Com propriedades estimulantes da fibra capilar, a cafeína favorece o crescimento dos fios e atua no fortalecimento das madeixas. Presente também em cremes para tornar a pele do rosto mais firme, ela ainda contribui para deixar a pele mais jovem e macia e por ser antioxidante ajuda no combate aos radicais livres.

3.Prevenção do câncer: Além de saboroso, a ingestão de duas xícaras de café por dia, pode diminuir a incidência do câncer de mama, da faringe, próstata e fígado. Por ser rico em antioxidantes, ele ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores. E aí? Vale a pena tomar estas duas xícaras todos os dias?

4. Desempenho físico: Você já deve ter ouvido falar na academia que muitos atletas tomam café antes do treino, isso porque a cafeína como pré-treino melhora o rendimento porque tem efeito estimulante no cérebro, aumentando a disposição e a dedicação para treinar. Além disso, ela aumenta a força muscular e a queima de gordura, e diminui a fadiga no pós treino, que é a sensação de cansaço e exaustão muscular depois da prática de atividade física.

5.Emagrecimento: Está a fim de perder alguns quilinhos? Diversos estudos apontam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em outras palavras, a queima de gordura. É bom lembrar que não basta tomar a bebida e ficar sentado, o café ajuda a emagrecer se você está disposto a melhorar sua alimentação e praticar exercícios físicos.

Leia a íntegra no Gshow

 

Veja tambÉm: