Comércio

Cooxupé vai recuperar 290 hectares de Áreas de Preservação Permanente em Guaxupé (MG)

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé fará a recuperação de 290 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), dentro de uma área equivalente a 406 campos de futebol, no município guaxupeano, onde fica sua sede.

 

postado em 10/10/2017 | Há 2 semanas

O trabalho integra o projeto pioneiro Minas D’água, criado pela própria Cooxupé para promover a restauração das APPs localizadas na cabeceira da Bacia do Rio Guaxupé (que abastece os 50 mil habitantes da cidade), por meio da revitalização de nascentes e matas ciliares nas propriedades rurais da área. A apresentação do projeto aconteceu na matriz da Cooxupé, no dia 28 de setembro.

Junto com as empresas parceiras – Mother Parkers, Coffee America e Balcoffee – a Cooxupé doará para os produtores rurais mudas para plantio nas APP’s, além de auxiliá-los na transferência de tecnologias e fornecimento de materiais como mourões de cerca e arames farpados, além de conhecimentos sobre metodologias para a restauração dessas áreas. Com investimento previsto de 1 milhão de dólares, o projeto envolverá nesta primeira etapa 95 produtores rurais. O trabalho de recuperação será em três bacias situadas nos bairros Japy, Nova Floresta e Consulta, concentrando no total 484 nascentes. Somente no Japy, por  exemplo, estão concentradas 336. “É um projeto inovador para Guaxupé. Com ele, pretendemos garantir a melhoria e a quantidade da água do município, um recurso imprescindível para a qualidade de vida de toda comunidade”, destaca o presidente da cooperativa, Carlos Paulino.

Além de colaborar com a preservação do recurso hídrico que abastece a cidade de Guaxupé, a Cooxupé e as empresas parceiras estão colaborando para que os produtores estejam dentro da legalidade do Código Florestal. “Parabenizamos a cooperativa por esta iniciativa que levará a conscientização de forma voluntária aos produtores”, comentou o promotor de Meio Ambiente de Guaxupé, Claudio Marins, se referindo ao CAR – Cadastro Ambiental Rural que impõe aos produtores a preservação de APP’s.

O vice-prefeito de Guaxupé, Heber Hamilton Quintella, enalteceu o compromisso social da Cooxupé com a cidade e apresentou o trabalho que vem sendo feito para as melhorias do Parque Municipal da Mogiana do município. “80% do trabalho já está efetivado”, disse.

Luiz Ricardo Zavagli, engenheiro agrônomo e colaborador do Instituto Estadual de Florestas (Muzambinho), destacou a parceria do IEF com o Minas D’água. “A água é o bem que mais tem valor no mundo e temos que trabalhar em cima disso para a conservação desse recurso tão importante para nós e para as gerações futuras”, afirmou.

Fonte: Cooxupé

 

Veja tambÉm: