Comércio

Fim de colheita na Cooxupé

Isso significa que cerca de 6,680 milhões de sacas foram colhidas até a data, uma vez que a produção estimada para os cooperados da Cooxupé é de 6,8 milhões de sacas de café.

 

postado em 13/09/2017 | Há 2 meses

13/09/2017 A colheita de café da safra 2017/18 pelos cooperados da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) está encerrada. Ontem, a maior cooperativa de café do mundo divulgou o último boletim sobre a colheita de seus cooperados na temporada, informando que os trabalhos alcançaram, até o dia 9 de setembro, 98,28% da produção esperada.

Isso significa que cerca de 6,680 milhões de sacas foram colhidas até a data, uma vez que a produção estimada para os cooperados da Cooxupé é de 6,8 milhões de sacas de café.

O presidente da cooperativa Carlos Alberto Paulino da Costa reiterou ao Valor, na semana passada, que a Cooxupé espera receber este ano cerca de 4,8 milhões de sacas, sendo 3,9 milhões de cooperados e o restante de terceiros.

O volume é inferior as 5,6 milhões de sacas inicialmente previstas – 4,28 milhões de cooperados e 1,320 milhão de terceiros. A Cooxupé revisou seus números para baixo em agosto em decorrência da menor produtividade dos cafezais. O rendimento caiu em função da baixa densidade dos grãos e da infestação de broca em algumas regiões do cerrado mineiro e do sul de Minas, nas quais a Cooxupé atua. A cooperativa também tem produtores associados em regiões de São Paulo.

A bienalidade negativa da safra 2017/18 também explica o menor volume de recebimento. Em 2016, a Cooxupé havia recebido 6,2 milhões de sacas de café, tanto de cooperados como de terceiros.

Diante desse cenário, a Cooxupé também reviu a projeção para a produção de café em sua região (o que inclui cooperados e não cooperados). A expectativa inicial da Cooxupé era que houvesse queda de 14% na comparação com a safra 2016/17, quando a colheita alcançou 20 milhões de sacas. Após a revisão, a projeção é de queda de até 30%.

Por Alda do Amaral Rocha | De São Paulo

Fonte : Valor

 

Veja tambÉm: