Produção

Um salto de qualidade para a cafeicultura brasileira

Plataforma NUCOFEE da Syngenta, pioneira no Brasil com barter, no fomento da produção de cafés especiais, comemora dez anos de atuação, com resultados e sucesso no mercado internacional

 

postado em 06/06/2017 | Há 2 meses

Um salto de qualidade para a cafeicultura brasileira

 
São Paulo, junho de 2017 – Uma proposta inovadora, baseada na troca de insumos, serviços e inteligência para aumentar a produtividade de cafeicultores com lotes de café com qualidade certificada e crescente. Assim é a plataforma NUCOFFEE, programa criado pela Syngenta em 2007 e que, em dez anos, acumula resultados impressionantes.
 
Com uma solução integrada pensada para auxiliar tanto no incremento da qualidade quanto no controle das principais ameaças às lavouras de café, hoje, a Syngenta consegue oferecer aos participantes da plataforma cerca de 20% a mais em produtividade. Para tornar isso possível, a empresa investiu na criação da Nutrade, trading construída para negociar a exportação do café especial, abrindo as portas do mercado internacional para milhares de cafeicultores brasileiros.
 
Com a redução desta distância entre o cafeicultor e o mercado comprador, NUCOFFEE permitiu a exportação de mais 1,5 milhões de sacas de café especial, para mais de 200 empresas torrefadoras de todo o mundo.
 
Em evento realizado já no final do mês de maio, em Uberlândia (MG), com a participação de aproximadamente 300 convidados, grande parte dos quais eram clientes, a gerente de Negócios, Roberta Armentano, ressaltou a importância da plataforma para a evolução da qualidade e da produtividade do café brasileiro nos últimos anos.
 
“Com a plataforma, a Syngenta auxilia produtores a transformarem sua produção em moeda, para o investimento em tecnologia e o consequente aumento de produtividade, por meio de operações de barter. Nos últimos dez anos, com os serviços agronômicos especializados oferecidos dentro da solução, ajudamos a gerar um ganho de mais de 8 sacas por hectare. E a isso somamos a rastreabilidade, que permite ao torrefador identificar a proveniência do café adquirido e que o nome da fazenda produtora alcance o grande mercado internacional de cafés especiais, onde o sabor de cada região é muito valorizado”, explica.
 
Hoje, a iniciativa se tornou uma ferramenta eficaz e versátil, oferecendo soluções para todos perfis de produtores. Com 4 mil propriedades participando, NUCOFFEE Sustentia é um exemplo. Voltado aos pequenos e médios produtores, a plataforma tem auxiliado na ampliação da produtividade das lavouras de café, em linha com uma das metas do Plano de Agricultura Sustentável da empresa –
o The Good Growth Plan.
 

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