Tecnologias

Clima pode influenciar qualidade do café

Já se sabe que altas temperaturas têm reflexo para os compostos aromáticos e características como a acidez

 

postado em 22/03/2017 | Há 4 meses

  A quantidade de flores e de grãos produzidos pelo cafeeiro arábica (Coffea arabica L.) pode ser influenciada pelas mudanças climáticas, causando alterações na produtividade. Para entender os efeitos dessas mudanças na produção e na qualidade do café, um grupo de pesquisadores de instituições brasileiras, em parceria com órgãos internacionais, está estudando como o aumento da concentração do dióxido de carbono (CO2) e a escassez de água interferem no crescimento vegetativo e reprodutivo da planta.

Pesquisadores tomam como base que o aroma e o sabor do café, tanto quanto seus impactos positivos na saúde humana, são atribuídos a compostos formados durante o desenvolvimento dos grãos e a torrefação. Fatores ambientais, genéticos e de processamento definem a concentração desses compostos nos frutos, que são responsáveis pela qualidade da bebida.

Já se sabe que as altas temperaturas influenciam a formação de compostos aromáticos e características como a acidez. Por isso, as pesquisas buscam identificar as relações entre o meio ambiente e a estrutura vegetativa e reprodutiva do café arábica, com o estudo de duas safras subsequentes. Nesse período, os cientistas vão observar como a planta floresce e produz frutos em condições de aumento de temperatura, restrição hídrica e irrigação.

O cafeeiro arábica foi escolhido por possuir maior sensibilidade ambiental e qualidade superior ao cafeeiro robusta. As análises da vulnerabilidade são importantes na elaboração de medidas de adaptação das plantas e melhoria nas técnicas de manejo. Os trabalhos de campo estão sendo realizados no experimento Free Air Carbon-dioxide Enrichment (FACE) coordenado pela Embrapa Meio Ambiente. O FACE é um ambiente controlado que permite estudar os impactos do aumento da concentração de CO2 na atmosfera sobre a cultura do café.

Fonte: Embrapa 

 

 

Veja tambÉm: