Estatísticas

Cooxupé vê safra 2017 de café do Brasil abaixo do consumo interno e exportação

A produção está mais ou menos entre 47 a 48 milhões de sacas e o consumo é de 52 a 53 milhões, entre exportação e consumo interno

 

postado em 16/03/2017 | Há 4 meses

Cooxupé vê safra 2017 de café do Brasil abaixo do consumo interno e exportação

Carlos Paulino durante abertura da Feira nesta quarta-feira (15) - Fonte: Taila Cristina Soares

Coromandel (MG) – A produção de café no Brasil, maior produtor e exportador do grão no mundo, deve ficar abaixo do consumo interno e exportação neste ano, segundo estimativa do presidente da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), Carlos Paulino da Costa, durante entrevista na 2ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, em Coromandel (MG).

"Dentro de uma média [levando em conta várias estimativas], a produção vai ser inferior ao consumo. A produção está mais ou menos entre 47 a 48 milhões de sacas e o consumo é de 52 a 53 milhões, entre exportação e consumo interno", disse Paulino. Além disso, sabe-se que os estoques do país são baixos.

Diante desse cenário, os fundamentos para o café deveriam ser positivos. Entretanto, os preços não têm esboçado as altas que poderiam. "O preço do café é uma equação com várias incógnitas e tem outras incógnitas que estão derrubando o preço", disse o presidente da Cooxupé, que realiza a feira.

Paulino acredita ainda que essa depreciação nos preços está ligada aos países concorrentes, como a Colômbia, com alta produção, além do mercado financeiro e o câmbio no Brasil.

Para o presidente da cooperativa, os patamares atuais de preço não remuneram bem os produtores. "Os preços entre R$ 470,00 e R$ 500,00 a saca não dão rentabilidade e alguns nem tem lucro. De modo que eles [produtores] têm que estar muito atentos a gestão de sua propriedade para poder sobreviver dentro desse preço".

Carlos Paulino acredita que uma possível recuperação dos preços no longo prazo, quando o mercado de fato precificar os reais fundamentos, vai depender da resistência do produtor à venda.

A Cooxupé tem expectativa de receber 5,8 milhões de sacas de café neste ano e vender 6,2 milhões de sacas, com o remanescente do último ano ajudando a completar a conta.

Em sua última estimativa, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apontou que a safra do país deve ficar entre 43,65 e 47,51 milhões de sacas, somadas as espécies arábica e conilon. De acordo com o estudo, a previsão representa uma redução entre 7,5% e 15%, quando comparado com a produção de 51,37 milhões de sacas do ciclo anterior.

Serviço
2ª Feira do Cerrado – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas
Data: 15 e 16 de março de 2017, das 08h00 às 18h00
Cidade: Coromandel/MG
Endereço: Rua João Vieira, 226 A | Sagrada Família | Núcleo Cooxupé
http://feiracerrado.cooxupe.com.br

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

 

Veja tambÉm: