Curiosidades

Curiosidades: O nome café é originário da palavra árabe qahwa, cujo significado é vinho.

Uma bebida que encanta e revigora!

 

postado em 13/02/2017 | Há 1 mese

O nome café é originário da palavra árabe qahwa, cujo significado é vinho. Por esse motivo, era conhecido como o "vinho da Arábia", quando surgiu na Europa no século XIV. Não existe nenhuma evidência oficial sobre a verdadeira origem do café. Porém, várias lendas foram criadas a respeito e uma das mais divulgadas atribui a descoberta da planta ao pastor Kaldi, habitante da antiga Absínia, atualmente Etiópia, há cerca de mil anos atrás.

O café é uma bebida que durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil e ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola nacional, alem de agradar no sabor traz benefícios à saúde. Confira abaixo, algumas curiosidades sobre o surgimento do café:

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, trata-se do segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro; Seu cultivo ocorre em países quentes da America, Ásia e África; Seu nome cientifico é Coffea Arabica; O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divorcio caso os maridos não provessem a casa de uma cota especifica do produto; O café tornou-se requinte nas mesas palacianas após o embaixador turco Suleiman Aga ter presenteado Luís XIV rei da França com grãos de café; Chegou a ser proibido em Meca pelo governado Khair Begem 1511 e pelo sultão Murad III (1574-1595) que o considerou “bebida do diabo”;  Foi santificado pelo papa Clemente VIII que propôs batizar a bebida para torná-la cristã…é serio, de verdade!

O café no Brasil era servido com bolos de fubá, broinhas, polvilho ou bolinhos de tapiocas; O café expresso foi criado em 1906 por George Washington... mas calma, não se trata do presidente do EUA. Este George era um empresário da Guatemala; Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares a Robusta, com teor de cafeína mais elevado, e a Arábica, dona de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína; Existem muitas pesquisas sobre os benefícios e maléficos do café. Alguns cientistas propõem que a bebida atua no sistema nervoso produzindo estado de alerta, auxilia o coração, diminui a chance de adquirir Mal de Alzheimer e reduziria o nível de açúcar no sangue. Seu exagero, no entanto, provocar taquicardia, agrava lesões no aparelho digestivo, interfere na absorção de cálcio, escurece os dentes, e provoca insônia. A cafeína também aumenta o poder de anestésicos como aspirina e paracetamol.

O café possui muitas formas de preparo. No Japão ele é servido gelado. Na frança, misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch,um tipo de licor.

Fonte: Meionorte.com

 

Veja tambÉm: