Tecnologias

Portal TodaFruta completa 15 anos

Portal TodaFruta, considerado a principal fonte brasileira de conhecimento técnico e científico sobre frutas, está completando 15 anos

 

postado em 13/02/2017 | Há 1 mese

O portal TodaFruta, considerado a principal fonte brasileira de conhecimento técnico e científico sobre frutas, está completando 15 anos com seu visual e sua arquitetura de dados reformulados, o que pode ser conferido no endereço www.todafruta.com.br.

Criado em fevereiro de 2002 pelos professores Carlos Ruggiero, Luiz Carlos Donadio e Fernando Mendes Pereira, da UNESP/Jaboticabal, o portal é uma iniciativa sem fins lucrativos, vinculada à FUNEP – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão. Seu objetivo é disseminar gratuitamente informações sobre os mais variados aspectos da fruticultura, contendo fichas técnicas de mais de 300 frutas e dados sobre valor nutricional, propriedades medicinais, doenças e pragas e boas práticas de cultivo de um grande número de espécies, além de entrevistas com personalidades do setor e respostas a perguntas dos internautas.

Expansão

O Prof. Carlos Ruggiero, que coordena o portal juntamente com o Prof. Luiz Carlos Donadio, enfatiza: “A fruticultura tem imenso potencial de expansão no País. Algumas frutas já têm expressão internacional e há ações bem-sucedidas dos órgãos de pesquisa para o contínuo desenvolvimento do setor. Mas há espaço para crescimento e introdução de melhorias, que podem enriquecer a dieta do brasileiro e gerar novas divisas de exportação, beneficiando desde o micro até o grande produtor”.

O Prof. Luiz Carlos Donadio complementa: “Considerando esse cenário, queremos tornar o portal TodaFruta mais abrangente, com a criação de cursos de educação a distância e a tradução para o espanhol e o inglês de todas as informações que hoje contém, ampliando seu alcance, que já é significativo. Diariamente, recebe mais de 600 visitas, parte delas do exterior. Para a evolução que planejamos, estamos lançando uma campanha junto a potenciais anunciantes, patrocinadores e até apoiadores voluntários, visando a obter os recursos necessários para cobrir os custos operacionais do portal, em especial para manter a pequena equipe de profissionais altamente qualificados que respondem pelo contínuo enriquecimento de seu conteúdo.”
Fundadores

Carlos Ruggiero, Professor Emérito da UNESP, da qual foi Pró-Reitor, foi fundador da Sociedade Brasileira de Fruticultura e da FUNEP e é editor-chefe da Revista Brasileira de Fruticultura. Luiz Carlos Donadio foi presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, fundador e Diretor Científico da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro e é autor de vários livros nessa área de conhecimento. Semanalmente, escreve o Boletim Frutícola, com informações técnicas e econômicas sobre o setor. Fernando Mendes Pereira foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNESP e contribuiu para o desenvolvimento da fruticultura brasileira com novas variedades de goiaba e porta-enxertos de pêssego.
 

Veja tambÉm: