Mais Café

Mercado de café debate desafios para ampliação dos estoques durante Semana Internacional do café

Tema estará em pauta na Semana Internacional do Café 2016, em setembro, em BH.

 

postado em 26/08/2016 | Há 7 meses

Mercado de café debate desafios para ampliação dos estoques durante Semana Internacional do café

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. A produção do país, para a temporada 2016/17, foi estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 49,67 milhões de sacas, um acréscimo de 14,9% em relação ao ano passado. Ainda assim, o volume é insuficiente para suprir as necessidades dos mercados interno e externo. As formas e desafios para tentar solucionar esse desequilíbrio serão tema dos encontros da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC) 2016, entre 21 e 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Atualmente, do total de café comercializado, aproximadamente 20 milhões de sacas são destinadas ao consumo local. No entanto, as vendas externas variam em torno de 32 milhões por ano. “Falta produto, principalmente após os últimos dois anos (2014, e 2015) de seca. Estamos usando nossos estoques já há algum tempo, e os níveis estão baixos. Então agora é uma boa oportunidade para crescer”, avalia o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita.

Sobre a Semana Internacional do Café 2016

A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa). Reunirá, de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A estimativa é de que essa quarta edição do evento gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil.

Serviço: Semana Internacional do Café 2016
Data: 21 a 23 de setembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas, em Belo Horizonte
Programação completa: www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

Veja tambÉm: