Mais Café

Projeto Café da Semana apresenta bebidas elaboradas com grãos das cinco grandes regiões produtoras de Minas Gerais

Circuito com 16 estabelecimentos de BH será realizado entre 23 de agosto e 23 de setembro, como parte das ações da Semana Internacional do Café 2016.

 

postado em 11/08/2016 | Há 9 meses

O Sistema FAEMG, a Café Editora e o Sebrae, com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), lançaram a quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC 2016). O principal encontro da cadeia produtiva no Brasil será de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Uma das ações que fazem parte do evento, no entanto, começa antes, a partir do dia 23 de agosto: o projeto Café da Semana.

Trata-se de um circuito com 16 cafeterias e espaços que oferecem cafés especiais na capital. Durante um mês, esses locais apresentam aos clientes bebidas elaboradas com grãos das cinco grandes regiões produtoras de Minas Gerais (Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas), além dos diferentes métodos de preparo (espresso e aeropress, V60, prensa francesa, kalita wave, hario). O público já teve um pouco dessa experiência sensorial durante solenidade de lançamento da SIC 2016, por meio de uma degustação oferecida em balcões montados na Praça da Liberdade, parceria entre a Liga dos Baristas e os estabelecimentos do Café da Semana.

De acordo com o fundador da Liga, Felipe Brazza, a iniciativa surgiu em 2015, somente durante os dias da SIC e com apenas oito participantes. “Dessa vez, dobramos o número de casas e aumentamos o período de realização da ação para um mês. Assim, além de focar no público da feira e visitantes, a ideia é envolver toda a cidade no conceito de café de qualidade, indicando os lugares que oferecem bons cafés, divulgando a riqueza da produção mineira e convidando o público de BH a conhecer mais sobre a bebida na Semana Internacional do Café”, destaca. Os produtos do Café da Semana têm uma pontuação mínima de 80 pontos na classificação sensorial.

A SIC 2016 contará com ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos, sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo. Uma novidade, neste ano, é a Copa Barista. Inédita em Belo Horizonte, a iniciativa promove um duelo entre baristas, por meio de disputas no preparo de expressos, cappuccinos e cafés filtrados. Daqui sairá o campeão nacional. Também haverá o Espaço Café Brasil, maior feira brasileira do setor, que chega à sua 11ª edição, e o concurso Coffee of the Year Brasil, premiação anual que elege os 10 melhores cafés em cada safra.
Realizada desde 2013 na capital do maior estado produtor do país, a Semana Internacional do Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés regionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Neste ano, dois temas ainda ganharão destaque: a sustentabilidade, ponto forte entre os produtores nacionais em todos os níveis (ambiental, econômico e social), e as oportunidades apresentadas no segmento de cafés especiais, uma realidade em todo o mundo.

Estabelecimentos participantes do Café da Semana:
Data: 23 de agosto a 23 de setembro

Studio Amora Café
Roça Capital
Pedal & Proza Café
Oop Coffee
Noete Café Clube
MM Gerdau
Mind The Coffee
Lullo Gelateria Italiana
Intelligenza
Frau Bondan
Cesteria
Casa Porto
Cafeteria Wil Coffee
Café Américo
A Pão de Queijaria
Café 104

Outros destaques da Semana Internacional do Café 2016:
 
- Copa Barista: Inédita em Belo Horizonte, é um duelo entre baristas para escolher o melhor do país, por meio de disputas no preparo de expressos, cappuccinos e cafés filtrados.

- Business Experience: evento para empreendedores da área de cafeterias e microtorrefações. Em 2016, aproximará produtores de cervejas artesanais com café em um evento de networking.
- 11º Espaço Café Brasil
A Plataforma de negócios para o mercado de cafés possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2015, foram 150 marcas expositoras, que atraíram 13 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 25 milhões em negócios diretos.

- Cafeteria Modelo

Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros, sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.
- Coffee of the Year Brasil 2016

Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra.

- Encontro IWCA Brasil
A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo nacionalmente, formado por cafeicultoras, empresárias e baristas.

- DNA Café 2016
Encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores e mediadores. Todos são abertos à participação do público visitante.
 
Sobre a Semana Internacional do Café 2016

Em sua quarta edição, a Semana Internacional do Café estreou, em Belo Horizonte, em 2013, quando sua realização coincidiu com as comemorações dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Em reconhecimento à importância de Minas Gerais como o maior produtor nacional do grão, a entidade promoveu sua reunião anual na capital do estado. Foi a primeira vez que o evento ocorreu fora da Inglaterra, onde fica a sede da entidade. Desde então, BH recepciona os visitantes da SIC, com números cada vez mais expressivos, se consolidando como um dos principais eventos do setor cafeeiro no mundo.
 
Serviço: Semana Internacional do Café 2016
Data: 21 a 23 de setembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas – BH
Programação: www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

Veja tambÉm: