Mais Café

Artigo: Neste dia 24 de maio é comemorado o “Dia Nacional do Café”, base da nossa economia

O hábito que a consagrou como a segunda bebida mais consumida do mundo teve início entre os povos árabes

 

postado em 24/05/2016 | Há 9 meses

Por Valéria Vidigal

Artigo: Neste dia 24 de maio é comemorado o “Dia Nacional do Café”, base da nossa economia

Temos o imenso orgulho de brindar os leitores do nosso Blog com essa magnífica epopeia brasileira, O Café!


O Brasil é o maior produtor de café do mundo, ficando a Bahia em quarto lugar em produção e às vezes o primeiro em qualidade da bebida.

O hábito que a consagrou como a segunda bebida mais consumida do mundo teve início entre os povos árabes: a expansão do Império árabe e as viagens dos mercadores europeus em busca de especiarias levaram o culto ao café mundo afora, chegando no Brasil exatamente em 1727. A décadas o café é utilizado na indústria para vários tipos de produtos de beleza e de alimentos, como: iogurtes, cervejas, licores, chocolates, barra de cereais, e até mesmo ele, o Ouro Negro, sendo degustado e apreciado em copos americanos e xícaras de porcelana, feito em coador de pano, filtro de papel, ou em saches e cápsulas, do boteco nas esquina as mais finas cafeterias do Brasil.

Falando de beleza , seja ela masculina ou feminina, na parte de cosméticos, o café tem se destacado na área de perfumaria em marcas conhecidas internacionalmente e também em linhas produzidas no Brasil a exemplo do Kapeh e Boticário. Não poderíamos deixar de citar, o quanto essa cultura foi e é retratada nas artes. Foi tema de vários quadros de grandes artistas como: Renoir, Franz Janszoon, Nicolo De Corsi, Van Gohg, Aldemir Martins, Cândido Portinari e atualmente por Valéria Vidigal, artista contemporânea que tem registrado a nossa cafeicultura tanto no Brasil quanto no exterior.

Daqui exatamente dois meses acontecerá o 10° Encontro Nacional do Café 2016, momento que técnicos, empresários e cafeicultores irão discutir o novo cenário dessa cultura que há 4 décadas foi o setor responsável pelo desenvolvimento do Planalto da Conquista. Um brinde ao nosso cafezinho brasileiro!

Fonte: vitoriadaconquistanoticias.com.br

 

Veja tambÉm: