Tecnologias

Seagri convida Unidades da Embrapa para parceria pelo desenvolvimento da agricultura no DF

 

postado em 25/10/2011 | Há 5 anos

24/10/2011
Cristiane Vasconcelos

Atendendo ao convite do Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Lúcio Taveira Valadão, Unidades da Embrapa sediadas e com atuação no Distrito Federal participaram, em 14/10, de reunião para discutir possibilidades de parceria na implantação de atividades definidas no Planejamento Estratégico do Sistema Público de Agricultura para o Distrito Federal. Estiveram presentes Embrapa Café, Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados e Embrapa Hortaliças e também a Emater/DF e Ceasa/DF, que são vinculadas à Seagri-DF.

O Planejamento da Seagri-DF envolve programas que buscam, junto às comunidades rurais, a inclusão social, produtiva e participativa, a melhor distribuição de renda e a melhoria da qualidade de vida, com respeito ao meio ambiente. O Secretário Lúcio Valadão enfatizou que os sucessos alcançados pela Embrapa em termos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na agricultura foi o que motivou o convite para o encontro, que teve como objetivo definir estratégias para que o conhecimento e as tecnologias da Empresa possam viabilizar parcerias para o fomento e o desenvolvimento dos programas de interesse da Seagri.

Representando a Embrapa Café, a gerente geral substituta, Isabel Penteado, sinalizou positivamente para a proposta apresentada pela Seagri-DF. “Acredito que temos possibilidades de estabelecer parcerias, especialmente no que diz respeito ao trabalho com a agricultura familiar e com tecnologias ambientalmente corretas para as lavouras de café, além de acionarmos nossos parceiros do Consórcio Pesquisa Café”, destacou Isabel.

Da Embrapa Agroenergia participaram o chefe geral, Manoel Teixeira Souza Júnior, e o chefe adjunto de transferência de tecnologia, José Manuel Cabral. A Unidade informou sobre a parceria já existente com a Emater-DF no projeto Biofrito, que consiste na coleta e aproveitamento de óleo de fritura usado para produção de biodiesel. A unidade produtora do biocombustível ficará em uma estação de tratamento da Companhia de Saneamento ambiental do Distrito Federal (CAESB/DF). A Emater-DF orientará a produção de óleo de soja em núcleos rurais. O biodiesel produzido a partir do óleo reciclado e do óleo extraído nos núcleos rurais será utilizado em caminhões e caminhonetes da Caesb e de outros órgãos do Governo do distrito Federal. Além desse projeto, o chefe geral da Embrapa Agroenergia colocou à disposição para novas parcerias com a Seagri-DF, o laboratório de Coprodutos e Resíduos, que poderá ser utilizado em projetos voltados para o aproveitamento de resíduos da Ceasa-DF.

Embrapa Cerrados e Hortaliças também mostraram grande disposição em colaborar com a SEagri-DF .No caso da Embrapa Hortaliças, por exemplo, parcerias podem ser estabelecidas na área de produção de sementes, na agricultura orgânica, na verticalização da produção e na capacitação de extensionistas e agricultores. No caso da Embrapa Cerrados, trabalhos conjuntos de capacitação e transferência de tecnologia poderão ser realizados na produção leiteira e nas áreas de fruticultura, grandes culturas e também bovinocultura de corte.

Após esse primeiro encontro com as instituições convidadas, o objetivo da SEAGRI é manter diálogos com as Unidades da Embrapa, para efetivar projetos que conduzam ao desenvolvimento rural no Distrito Federal.

 

Veja tambÉm: